Pistas sugerem lançamento do Windows 11 em outubro de 2021
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Sempre que algum produto gera uma expectativa elevada é normal as pessoas ficarem ansiosas para pôr as mãos nele. Com o Windows 11, a Microsoft conseguiu elevar a expectativa de muita gente que olhava com ceticismo a chegada de um novo sistema operacional, mas tudo indica que será necessário aguardar ao menos até outubro para o usuário final ter a experiência completa.
- Office, Paint e Bloco de Notas terão novos visuais no Windows 11; confira
- Games ficam de fora da isenção de taxas oferecida pela nova Microsoft Store
- Windows 11 terá suporte a apps de Android instalados via arquivo APK
A Microsoft não dá sinais de que possa antecipar o lançamento nem crava uma data oficial; pelo contrário, ela deu apenas indícios de que 20 de outubro pode ser o “Dia D”. Durante o evento de lançamento, várias pistas dadas indicaram o mês, mas os materiais de marketing oficial têm sido responsáveis por sugerir um dia mais específico.
Uma mensagem enviada pelo Teams de um engenheiro importante com atuação nos dispositivos Surface, Stevie Bathiche, para o chefe de Windows e dispositivos da Microsoft, Panos Panay, sugeriu apenas o mês de outubro.
Outros materiais, no entanto, repetem várias vezes o dia 20 de outubro, seja no relógio ou em outros locais, dando a entender que essa poderia ser uma data final. Rumores também apontam para o dia 11 de outubro, às 11h11, uma referência ao número que dá nome ao novo Windows.
A essas pequenas peças do quebra-cabeça, junta-se a promessa feita pela rede varejista Walmart de entregar uma atualização gratuita para o “Windows de outubro de 2021, quando disponível” em vários notebooks comercializados. Como a fabricante garantiu lançar o Windows 11 como uma atualização gratuita para PCs qualificados, então o Walmart pode ter informações de bastidores que sugerem uma data provável para outubro.
Solução é aguardar
Até o momento, não há nenhuma confirmação oficial: tudo o que foi dito é a expectativa de lançamento no final do terceiro trimestre ou início do quarto. A extensa apresentação online da empresa fez questão de não cravar uma data, o que acabou decepcionando muita gente, mas em site oficial, a empresa cita o final de 2021 e o início de 2022 como a possível janela de chegada do Windows 11.
Versões de testes devem começar a ser liberadas para inscritos no programa Microsoft Insider a partir desta semana. A ideia é fazer experimentos exaustivos com usuários com maior conhecimento tecnico antes de permitir que pessoas comuns se aventurem no novo sistema.
Ainda não está claro também se todas as máquinas rodando o Windows 10 vão rodar o novo sistema, tendo em vista a problemática exigência do TPM 2.0. Se isso for necessário, como tem sido até então, o novo Windows 11 pode estar restrito apenas a dispositivos mais recentes, lançados a partir de 2017.
Qual é a sua aposta: dia 11, dia 20 de outubro ou só o início de 2022? Deixe seu comentário logo abaixo.
Fonte: The Verge