Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 terá suporte a apps de Android instalados via arquivo APK

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Junho de 2021 às 15h07

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O anúncio da Microsoft ontem (24) confirmou o boato de que o Windows 11 teria compatibilidade com aplicativos do Android e ainda revelou que isso ocorrerá de modo nativo, sem gambiarras e com suporte às aplicações da Amazon AppStore. Hoje, foi confirmado que essa não será a única forma de obter aplicações do sistema móvel.

Segundo o desenvolvedor da Microsoft Miguel de Icaza, que trabalha no projeto, será possível instalar apps do Android da mesma forma que é feito com qualquer outro programa no Windows. Não é preciso baixar pela loja da Amazon nem da Microsoft: você poderá simplesmente obter o arquivo APK da web e rodar normalmente.

Continua após a publicidade

É importante destacar que isso não significa que o seu Windows 11 vai funcionar como um telefone móvel, com suporte ao Maps ou outros recursos que dependem dos serviços do Google para rodar. Infelizmente, até o momento, todos os programas que exigem a API do Google não devem rodar adequadamente no sistema da Microsoft.

Mesmo assim, essa não deixa de ser uma baita notícia, já que muitos desenvolvedores optam por distribuir apps fora das lojas oficiais para evitar a cobrança de taxas ou a submissão às medidas cada vez mais restritivas da Play Store.

Hoje foi anunciado que a gigante do software pretende trazer outras lojas de aplicativos para dentro do Windows, o que incluiria a Steam, a Epic e a App Gallery, da Huawei.

PCs com AMD serão compatíveis

Continua após a publicidade

Usuários da AMD, podem ficar tranquilos: os aplicativos Android do Windows 11 vão rodar também nos seus dispositivos. Após o anúncio de que esses programas funcionam com a ajuda da tecnologia Bridge, da Intel, muita gente ficou preocupada que não houvesse compatibilidade com seus hardwares.

Os apps do Android funcionarão em um subsistema Linux criado especificamente para essa função. Por isso, mesmo se tratando de um hardware x64 e de outra marca, ele será capaz de simular a execução como se estivesse na arquitetura ARM. Então, não importa se você usa um Ryzen ou um i7, você deve ter o Android de qualquer forma no seu Windows.

Ficou mais aliviado com a notícia e a liberdade de instalação dos apps? Deixe suas impressões nos comentários abaixo ou nas redes sociais do Canaltech.

Continua após a publicidade

Fonte: Miguel de IcazaThe Verge