PCs com Windows 11 terão atualização forçada para versão 23H2
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft confirmou que vai forçar a atualização de todos os PCs com Windows 11 para a versão 23H2. Isso significa que quem ainda usa as versões 21H2 e 22H2 do sistema operacional vai receber uma atualização automática para a build mais recente a partir de 20 de fevereiro.
- Windows 11 24H2 será lançado em 2024 com foco em IA, diz site
- 10 dicas e truques para usar o Windows 11 melhor
O Windows 23H2 é o nome da grande atualização anual do SO lançada pela Microsoft em outubro de 2023. O update contou com reforços para o Copilot, que já havia sido introduzido no final do ciclo da 22H2, nova forma de backup e melhorias em apps como Fotos e Paint.
É importante pontuar que o Windows 11 21H2, a versão original de quando o sistema foi lançado em 2021, já perdeu o suporte oficial da MS no ano passado, o que exigia uma atualização para pacotes mais recentes. Além disso, o suporte para a versão 22H2 encerra em outubro deste ano, então a desenvolvedora parece querer agilizar o processo para que os computadores recebam os recursos atuais.
Normalmente, cada "H2" do Windows tem um ciclo de dois anos com suporte oficial e é muito importante usar sempre a versão mais recente. Afinal, os patches introduzem recursos novos, corrigem bugs e fazem ajustes de segurança.
Como atualizar para o Windows 11 23H2
Se você possui as versões 21H2 ou 22H2, basta aguardar a atualização automática nos próximos meses. Por outro lado, também é possível agilizar o processo e baixar a compilação mais recente a partir do Windows Update:
- Abra as configurações;
- Selecione “Windows Update”;
- Clique em “Verificar se há atualizações”;
- Verifique se há uma opção referente ao Windows 23H2 e clique em “Baixar e instalar”.
Windows 24H2 a caminho
Além do fim do suporte às builds antigas, a Microsoft já prepara a grande atualização anual Windows 11 24H2, que deve ter grande foco em IA. O update era incerto devido aos rumores de um possível Windows 12, mas a Gigante de Redmond já confirmou que não fará o salto de geração neste ano.