Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 24H2 será lançado em 2024 com foco em IA, diz site

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Janeiro de 2024 às 18h35

Link copiado!

Ricardo Resende/Unsplash
Ricardo Resende/Unsplash

O Windows 12 deve ficar para depois para dar a vez ao Windows 11 24H2. Segundo o Windows Central, a Microsoft prepara uma grande atualização que vai despertar os poderes da inteligência artificial (IA) no sistema operacional em 2024.

A aposta é um banho de água fria para os rumores do Windows 12. Antes, especulava-se que a Microsoft iria apresentar o seu novo sistema com foco em IA nos próximos meses.

Em vez disso, a desenvolvedora tende a revelar a atualização 24H2 no segundo semestre de 2024. Mas a novidade não chegará a todos ao mesmo tempo: a nova versão será disponibilizada primeiro à próxima geração de PCs com hardware para IA. 

Continua após a publicidade

Depois, a partir de setembro, será a vez dos demais computadores receberem os recursos inéditos por meio de uma atualização. Alguns recursos, no entanto, já estão em fase de testes no programa Windows Insider.

Windows 11 24H2 terá IA como foco

O site especializado listou algumas apostas para a versão 24H2 do Windows 11 (codinome Hudson Valley). Como era de se imaginar, o update deve ter um foco quase exclusivo em inteligência artificial, prolongando a aposta da Microsoft do último ano.

Continua após a publicidade

Começando pelo Copilot, que ficará mais encorpado para aprofundar sua integração com o sistema e tornar o uso mais produtivo. A Microsoft também quer incluir um botão para acioná-lo no canto direito da barra de tarefas, ao lado do relógio.

Já o Snap, que separa a tela do PC para agrupar até quatro janelas simultaneamente, ficará mais inteligente. Com machine learning, o recurso vai sugerir organizações de acordo com o uso diário do computador.

Explorador de Arquivos vai comprimir outros formatos

Continua após a publicidade

Outras pequenas melhorias de grandes impactos tendem a dar as caras no Windows 11 24H2. Entre elas, a possibilidade de comprimir arquivos em 7zip e TAR sem depender de apps terceiros, como o WinRAR. 

O menu Wi-Fi das configurações rápidas, enfim, pode ganhar um botão para atualizar as redes disponíveis. Já o modo de economia para PCs vai reduzir o desempenho para gastar menos energia e reduzir a pegada de carbono durante o uso.

Mais próximo do macOS, o Vincular ao Celular permitirá o uso da câmera do telefone como webcam. Essa melhoria ajudará a garantir videoconferências com mais qualidade, ideal para quem faz streaming de jogos, por exemplo.

Outros avanços em performance e segurança estão previstos para o Windows 11 24H2.