/i467035.jpeg)
Novo Gerenciador de Tarefas do Windows 11 tem visual revelado em atualização
Um novo Gerenciador de Tarefas está em construção para o Windows 11, revelou código oculto na mais recente atualização liberada para testadores, a Build 22538, nesta quarta-feira (19). Após quase uma década, a seção é retrabalhada com um novo visual (agora, adaptada para o novo sistema), mas aparentemente sem afetar as funcionalidades mais importantes.
- Windows 11 deve ganhar suporte a widgets de terceiros
- Google testa novo app que leva jogos de celular ao Windows
A maior das novidades é a recauchutada para o Design Fluent, identidade visual do Windows 11. O Gerenciador de Tarefas retrabalhado é composto por uma interface mais limpa, com guias separadas em colunas à esquerda, ícones de componentes atualizados, botões maiores e acesso rápido às Configurações.

Em cores e materiais, o novo Gerenciador de Tarefas do Windows 11 tem características do material Mica (opaco) e Acrylic (semitransparente). Os cantos foram todos arredondados e finalmente há suporte para o tema escuro.
De acordo com o estudante de engenharia Gustave Monce, autor da descoberta, a ferramenta renovada ainda não funciona totalmente e ainda requer ajustes aqui e ali. As estatísticas gerais de consumo, por exemplo, não correspondem ao consumo real do computador e resquícios do visual antigo ainda aparecem ao acessar alguns menus.
Image of performance tab in the new hidden Windows 11 Task Manager.#Windows11 #FluentDesign pic.twitter.com/oVyAUEYCo3
— FireCube (@FireCubeStudios) January 19, 2022
Microsoft uniformiza o Windows
Quando o Canaltech avaliou o Windows 11 meses após o lançamento, uma das principais críticas ao sistema era a mistura de identidades contidas nele — em vários cantos existiam resquícios de Windows 7, 8, 10 e até Win XP. Em alguns casos, como o Painel de Controle, a transição mais lenta era justificada, mas essa mesma desculpa não serve para várias outras áreas desatualizadas.
O Gerenciador de Tarefas, de certa forma, é uma dessas seções. Porém, felizmente a Microsoft parece interessada em reparar esse aspecto desagradável do Windows, assim como também faz com o Bloco de Notas, o Paint, o Media Player e outros cantinhos antes negligenciados.
Ainda não há previsão para lançamento do Gerenciador de Tarefas atualizado, mas é fato que testadores terão acesso a ele primeiro. Se você estiver interessado em experimentar, se inscreva no programa Windows Insider para receber atualizações antecipadas (porém, possivelmente defeituosas) do Windows 11.
Fonte: Windows Central, The Verge
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.