Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft começa a liberar o novo Media Player no Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2022 às 08h55

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

Após um breve período de testes, a Microsoft começou a liberar o novo Media Player para usuários do Windows 11. O sucessor espiritual do clássico reprodutor de mídia foi apresentado em novembro do ano passado e chega para substituir o não tão querido Groove Música, nativo no sistema da MS desde o Win 8.

Quando disponível, o programa aparece na Microsoft Store para download. É necessário estar com o sistema atualizado na Build 22000.346 (ou mais recente) para encontrar o programa no catálogo, mas a distribuição acontece de forma gradativa — então sua loja pode não exibi-lo por enquanto.

Continua após a publicidade

O novo Media Player é bastante diferente do Windows Media Player tradicional, mas o propósito é semelhante: reproduzir músicas e vídeos de variados formatos salvos no computador. A interface retrabalhada do programa abraça características do Groove Música, com botões grandes, gerenciamento descomplicado de arquivos e modo Picture-in-picture. Naturalmente, a nova abordagem é mais amigável com telas sensíveis ao toque e acessível para recém-chegados ao Windows do que o reprodutor antigo.

É lógico que essa atualização não podia ignorar também as mudanças de design do Windows 11. O Media Player renovado conta com cantos arredondados e os materiais de design introduzidos nos sistemas mais recentes, bem próximo do estilo de outros programas nativos como o Fotos e o Configurações.

Windows Media Player clássico não morreu

Se a interface simplificada ou a falta de algum recurso incomodar, ainda dá para utilizar o Windows Media Player tradicional no computador. O programa pode ser instalado no Win 11 da seguinte forma:

Continua após a publicidade
  1. Vá em Configurações > Aplicativos > Recursos Opcionais
  2. Pesquise por “Windows Media Player” no campo de busca da seção “Recursos Instalados”
  3. Clique no componente e vá em “Instalar”. Pode ser necessário reiniciar o computador para utilizar o programa.

Os dois programas podem existir no computador em simultâneo, já que não são exatamente do mesmo tipo para o Windows. A única questão, porém, será definir as preferências para a abertura de cada tipo de arquivo.

O golpe tá aí

Já que a distribuição do programa será feita via Microsoft Store, é necessário fazer uma pesquisa na loja para encontrar o programa. Contudo, é bom ficar atento: o Media Player da Microsoft divide espaço no resultado de uma pesquisa na loja com programas de terceiros — e alguns deles nem são reprodutores de músicas.

Continua após a publicidade

Na hora de baixar, é bom ficar atento ao nome do desenvolvedor — a Microsoft é identificada como "Microsoft Corporation" na loja de apps do Windows. Qualquer outro programa com nome idêntico ou semelhante sem o selo da companhia não é oficial.

Por enquanto, não existe previsão para que o Media Player renovado alcance todos os computadores com o Windows 11. Contudo, para garantir que o programa apareça na loja de apps da sua máquina assim que possível, é bom manter o sistema atualizado.

Atualize o Media Player manualmente

Continua após a publicidade

Felizmente, o download do Media Player pode ser feito por fora da loja da Microsoft. O site Windows Latest liberou um link para download do programa (hospedado no site MEGA) e não é necessário ter uma conta no serviço para baixá-lo. Para concluir o processo, é só abrir o pacote e autorizar a atualização.

Fonte: Windows Latest