Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Prévia do Windows 11 poderá ser experimentada em breve; saiba como testar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Junho de 2021 às 16h54

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

O Windows 11 foi oficialmente apresentado pela Microsoft e, naturalmente, todos querem logo experimentá-lo. Para frustração geral, a companhia informou que o sistema operacional ainda tem cerca de um ano inteiro de desenvolvimento até alcançar o público geral, contudo, existirá uma alternativa (desta vez legítima) de experimentar o sistema através do Windows Preview.

A partir da semana que vem, usuários cadastrados no programa de testes da empresa poderão conferir o que há de novo no sistema operacional com um download oficial. Os requisitos mínimos para a instalação são os mesmos da versão oficial, portanto incluem:

  • Processador 64-bit com 2 núcleos e com 1 GHz de frequência;
  • 4 GB de RAM;
  • 64 GB de armazenamento disponível;
  • GPU com suporte a DirectX 12;
  • Monitor de 9 polegadas ou superior com resolução de 720p;
  • Firmware com suporte a UEFI e Secure Boot;
  • Placa-mãe com TPM 2.0.
Continua após a publicidade

Uma forma de verificar a compatibilidade com sua máquina é através da ferramenta oficial da Microsoft chamada “Verificação de integridade do PC” (clique para baixar). Assim que instalado, o programa fará uma verificação de compatibilidade entre o seu PC e o W11. Se algo não estiver dentro do esperado, ele denunciará o problema.

Caso não fique claro qual o problema encontrado e você não souber o que inviabilizou a compatibilidade na sua máquina, é provável que a incompatibilidade esteja no componente TPM 2.0 (Trusted Platform Module). O Canaltech explicou o que é TPM 2.0 e qual a sua importância para a preservação da integridade do computador.

Se o seu computador ou placa-mãe forem novos, é provável que o mecanismo de segurança esteja desabilitado por padrão nas configurações de BIOS. Neste caso, a ativação leva apenas alguns minutos. O processo requer que você acesse o setup, encontre e habilite a opção correspondente a TPM e reinicie o computador aplicando as alterações. Daí, é de bom tom conferir novamente pela compatibilidade pela ferramenta da MS.

Continua após a publicidade

Para ingressar no Windows Insider, você só precisa acessar a página oficial do programa e registrar sua conta. Mais detalhes sobre como o programa funciona e como você pode contribuir com o desenvolvimento do Windows podem ser encontrados também no portal da Microsoft.

Versões de teste são instáveis

Antes de fazer a instalação, esteja ciente que embarcar em uma versão de testes do Windows significa estar disposto a encontrar bugs, ferramentas inacabadas e um sistema instável. Portanto, é interessante que você faça isso em uma máquina que não seja o seu único meio para trabalho, por exemplo, visto que os problemas podem ser bem inconvenientes.

O Windows 11 ainda não tem data de lançamento, mas a fabricante espera liberá-lo no início de 2022. A companhia não deu mais informações quanto a disponibilidade, tampouco o preço para se adquirir a chave do sistema, mas usuários do W10 poderão migrar gratuitamente por um ano.