Publicidade

Microsoft lança “suéter feio” em homenagem ao Windows XP

Por| 29 de Novembro de 2023 às 09h13

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Uma das tradições mais curiosas e divertidas do fim de ano do mundo da tecnologia é… Uma blusa. Pois é, a Microsoft lança todo ano um modelo de “Suéter Feio” e, em 2023, transformou o icônico papel de parede do Windows XP em estampa de roupa.

A novidade se junta a outros clássicos da MS, como Clippy, Paint e Windows 95, também já homenageados com estampas no Uggly Sweter (sim, este é o nome oficial da peça). O suéter tem aquele estilo clássico de modelos de Natal que se vê com frequência no cinema dos Estados Unidos e traz a estampa na frente e nas costas — é como se você literalmente estivesse vestindo o papel de parede do Windows.

Continua após a publicidade

O mais clássico papel de parede

Talvez você nunca tenha usado o Windows XP, mas provavelmente já viu o papel de parede padrão do sistema. Chamado oficialmente de “Bliss”, a imagem foi registrada pelo fotógrafo Charles O’Rear em 1996 e teve seus direitos comprados pela MIcrosoft em 2000.

E uma curiosidade interessante a respeito dessa paisagem é que ela existe mesmo e fica na lateral de uma estrada na cidade de Sonoma, na Califórnia, Estados Unidos. E, sim, “Sonoma” é o nome dado à atual versão do macOS.

Continua após a publicidade

Lançado em outubro de 2001, o Windows XP é uma das versões mais longevas e queridas do sistema operacional da Microsoft — sua última versão foi lançada em 2008, mas ele teve suporte estendido até abril de 2014.

Ele chamou atenção por trazer um avanço significativo em relação a seus antecessores em termos de recursos, com destaque suporte a redes sem fio e DSL e capacidade de desconectar dispositivos externos sem reinicio da máquina.

A grande revolução visual do XP também foi marcante: em vez de linhas retas e opacas típicas dos Windows 95 e 98, o novo sistema trazia bordas arredondadas, mais cores e efeitos graças ao estilo visual conhecido como Luna.

Vendas limitadas

Continua após a publicidade

A peça inspirada no XP tem quantidades limitadas por US$ 70 (cerca de R$ 340 pela cotação do momento). A peça tem previsão de entrega a partir de 30 de novembro e os pedidos podem ser feitos aqui do Brasil, inclusive.

A Microsoft costuma direcionar o dinheiro arrecadado com as vendas da sua blusa cafona de fim de ano para algum projeto social, e neste ano a beneficiada será a organização não governamental The Nature Conservancy, dedicada à preservação ambiental.

O suéter está à venda em gear.xbox.com.