Publicidade

Programa quebra código de ativação e "ressuscita" o Windows XP

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Maio de 2023 às 10h43

Link copiado!

Reprodução/Microsoft (modificado)
Reprodução/Microsoft (modificado)

Nem parece tão novidade assim, mas agora é possível "ressuscitar" o Windows XP graças a uma ferramenta que quebra o código de ativação do sistema operacional e ativa novas instalações para ele. O mais impressionante é que o processo ocorre de forma segura e sem necessidade de instalar cracks (softwares usados para burlar o bloqueio de ativação de um aplicativo) — desde que tudo que seja feito offline, é claro.

"Ressuscitando" o Windows XP

O usuário do Reddit Retroreviewyt fez a descoberta por meio da ferramenta "xp_activate32.exe", um sistema de ativação para celulares lançado no ano passado, mas somente agora recebeu atenção da mídia após uma publicação no blog TinyApps.

Continua após a publicidade

O software em questão é capaz de gerar novos códigos de ativação válidos ao simular uma conexão com servidores antigos (e já desativados) do Windows XP. O arquivo tem cerca de 18 kb e pode ser usado quando o PC estiver desconectado da internet, por questões de segurança.

Antes dessa ferramenta, os procedimentos para ativar o Windows XP eram feitos com apps que forçavam o sistema e não garantiam a ativação adequada. Entretanto, isso não impediu que o software continuasse sendo utilizado por entusiastas de PCs antigos, por exemplo.

Cuidados ao usar o Windows XP em 2023

Continua após a publicidade

Com quase 22 anos desde o seu lançamento, o icônico sistema operacional da Microsoft deve ser usado com "cautela e moderação", aponta o blog. A advertência se deve às várias vulnerabilidades conhecidas e sem resolução que o sofware apresenta ao se conectar com a internet.

Até existem alguns antivírus que funcionam no Windows XP de forma adaptada, como o Avast, mas ainda sim não há como garantir segurança total em um sistema antigo que já não conta com suporte desde abril de 2014.

No entanto, se o objetivo é usá-lo offline para, por exemplo, copiar arquivos de um computador velho ou "brincar" criando ou adaptando aplicativos para ele, pode ser uma boa ideia reativar o Windows XP. Mesmo assim, o recomendável é que tudo seja feito com muito cuidado e prudência, para que o sistema não seja comprometido.

Fonte: Tinyapps