Publicidade

Microsoft anuncia fim do clássico programa WordPad

Por| 04 de Setembro de 2023 às 11h42

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

O fim da linha chegou e o WordPad será aposentado pela Microsoft. Em publicação feita na última sexta-feira (1º), a companhia revelou que o histórico editor de texto já não recebe mais atualizações e será removido por completo do Windows em algum momento do futuro.

Na entrada, presente em uma página sobre recursos descontinuados do Windows, a Microsoft diz que “o WordPad não é mais atualizado e será removido em um lançamento futuro do Windows”. Além disso, a companhia recomenda o uso “do Word para documentos avançados de texto, como DOC e RTF, e do Bloco de Notas para textos simples, como TXT.”

Continua após a publicidade

Fim de uma era

Lançado em 1995, o WordPad era uma solução básica para edição de texto que vinha instalada junto com o Windows. O programa era útil principalmente para quem não tinha uma licença do antigo Office (que hoje se chama Microsoft 365) e precisava abrir um documento de texto e fazer edições simples.

Contudo, ele foi perdendo espaço com o passar do tempo. A evolução do Bloco de Notas e o surgimento de nomes como LibreOffice, OpenOffice e Google Docs, que oferecem alternativas gratuitas e acessíveis a quem não tem o Microsoft Word instalado no PC, tornaram o WordPad cada vez mais obsoleto e inútil.

Com o anúncio, o editor de texto nativo do Windows se junta a Cortana, MSN Messenger, So.cl, Groove Music e outros notáveis no cemitério da Microsoft.

Continua após a publicidade

Apesar da informação, a Microsoft não revela uma data específica para a remoção completa do WordPad do Windows. Contudo, visto que o programa já deixou de receber atualizações, é provável que ele seja aposentado de maneira definitiva já nas próximas atualizações dos Windows 10 e 11.