Jogos de Android no Windows 11 vão usar mais poder da placa de vídeo
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft lançou uma nova versão do Windows Subsystem for Android (WSA), software usado para executar aplicativos e jogos do Android no computador. Entre as novidades, há um modo de prévia que inclui suporte à API gráfica Vulkan, capaz de rodar os jogos mobile com todos os recursos da placa de vídeo.
- Microsoft vai abandonar versões antigas do protocolo TLS no Windows
- Por que o Windows ME é considerado o pior Windows de todos os tempos?
A Vulkan é uma API gráfica compatível com Windows e Linux, concorrente da DirectX, da Microsoft. Esse recurso consegue garantir alto desempenho nos jogos e também consegue usar todo o poder da GPU nos aplicativos compatíveis.
O WSA, que já é baseado no Windows Subsystem for Linux, usou uma implementação da Vulkan específica para Android. A versão do subsistema ainda está em testes, mas a expectativa é de que os jogos do sistema operacional do Google fiquem cada vez mais otimizados para o Windows 11.
A versão 2307 do WSA também trouxe correções de estabilidade na plataforma, ajustes nos gráficos e atualizações de segurança do Android 13.
Microsoft ampliou acesso aos apps do Android
As novidades de software podem facilitar ainda mais a chegada de apps do Android no Windows 11. Nos últimos meses, a Microsoft facilitou os processos para enviar aplicativos ao PC — qualquer pessoa com conta de desenvolvedor pode acessar as ferramentas do WSA e publicar um software.
Pouco tempo depois, foi a vez da Amazon liberar o envio de apps à sua própria App Store. Como o Windows não tem suporte à Google Play Store, os apps e jogos do Android podem ser baixados com facilidade na loja de aplicativos da Amazon.