Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Duas versões do Windows deixarão de receber atualizações semana que vem

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Janeiro de 2023 às 11h08

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft

A Microsoft vai interromper em definitivo o suporte para o Windows 7 e o Windows 8.1 a partir do dia 10 de janeiro de 2023. Usuários dos dois sistemas operacionais não mais receberão atualizações de segurança nem apoio técnico dos profissionais da empresa.

A medida é a cartada final para incentivar a migração para o Windows 10 ou Windows 11. O fim do suporte marca também o início de uma era de insegurança para as pessoas, já que os possíveis erros, bugs e brechas ficarão sem correção, o que deixará computadores vulneráveis a quaisquer falhas descobertas a partir de então.

Continua após a publicidade

Outro importante recurso que perderá o suporte nos dois sistemas no mesmo dia é o WebView2. Essa ferramenta permite aos desenvolvedores incorporarem conteúdos da internet, como webapps, diretamente no desktop.

O Microsoft Edge 109 e o Google Chrome 109, ambos a serem lançados neste mês, também serão as últimas versões a suportar os antigos sistemas operacionais. Os dois populares navegadores estão entre os mais usados no mundo, portanto pode haver um baque importante para as pessoas. O Chrome 110, previsto para o dia 7 de fevereiro de 2023, já não chegará para o Win 7 e Win 8.1.

Adeus do Windows 7 e Windows 8

Quem ainda não se organizou para migrar de sistema, esse é o momento final. Em 2021, estimava-se cerca de 100 milhões de máquinas rodando o Windows 7 no mundo inteiro. Uma pesquisa da empresa Lansweeper descobriu haver mais dispositivos rodando o Windows XP, 7 ou 8 no mundo do que executando o Windows 11, a versão mais recente.

Continua após a publicidade

Não é nenhuma surpresa o fim do suporte oficial ao Windows 7 e Windows 8.1. A Microsoft fez o anúncio oficial do encerramento em 2020, quando decidiu parar de lançar atualizações regulares. Atualmente, somente as empresas que pagaram por patches de segurança estendidos ainda recebem melhorias de segurança.

Se você teme baixar o Windows 11, talvez possa se aventurar no Windows 10. O sistema costuma rodar bem até em computadores de menor desempenho, por isso pode ser uma solução mais adequada para que não pode gastar agora comprando um notebook ou um PC de mesa novo.

Fonte: Lansweeper