Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 pode ser adaptado para rodar em dobráveis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Janeiro de 2023 às 11h27

Link copiado!

Microsoft
Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft planeja otimizar o Windows 11 para rodar em dispositivos dobráveis, afirmam fontes do site Windows Latest. A companhia pretende tornar o sistema capaz de detectar o tipo do aparelho em que está instalado e se molde automaticamente para facilitar o uso.

Essa versão não seria capada, tampouco menos poderosa e versátil que o Windows 11. A diferença, muito provavelmente, estaria na interface, talvez com ícones mais proeminentes e espaçados, atalhos para rotação de tela e outros ajustes finos para tornar o uso em dobráveis mais conveniente.

Continua após a publicidade

Os reajustes do Windows 11 também seriam preparados para dobráveis de tela dupla (num padrão similar ao Surface Duo, por exemplo). Essa adaptação permitiria que o sistema utilizasse as duas telas de forma mais sincronizada, sem tratar os dois displays como duas telas diferentes como acontece no desktop.

Segundo o site Windows Latest, essa não seria uma versão diferente do Windows 11, mas ele próprio. A única diferença seria a versatilidade: o sistema conseguiria identificar o dispositivo em que está instalado e se adaptar automaticamente para ele — o que não é nada muito distante do que a Microsoft já tenha feito no Windows 10 com o “Modo tablet”, habilitável no menu de Configurações.

Novidade deve chegar por atualização

As mudanças não serão tão drásticas, tampouco esse seria um novo produto. É bastante provável que a adaptação seja liberada em forma de atualização — talvez, inclusive, antes da grande atualização de 2023, aproveitando o cronograma de “Moments” (updates minoritários, mas recorrentes) do sistema operacional.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o site, a novidade do Windows 11 deve chegar em maio ou junho de 2023. A previsão é de que a capacidade chegue na atualização Moments 3.