Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome tem data marcada para fim do suporte a duas versões do Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2023 às 12h19

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Google

O navegador Google Chrome terá suas atualizações interrompidas em versões mais antigas do Windows. Os computadores rodando o Windows 7 e Windows 8.1 não receberão mais as constantes melhorias do programa já a partir do Chrome 110, previsto para o dia 7 de fevereiro de 2023.

Essa mudança não é uma surpresa, já que o Google havia anunciado o fim do suporte em outubro de 2022. As versões futuras serão projetados para rodar no Windows 10 ou superior, garantindo a compatibilidade com recursos mais recentes da Microsoft.

Continua após a publicidade

A notícia pode não agradar quem possui computadores de mesa e notebooks mais antigos, que ainda utilizam um sistema mais antigo devido à falta de recursos das máquinas. Essas pessoas terão três opções a partir de agora:

  1. atualizar para o Windows 10 ou Windows 11;
  2. se conformar com o Chrome sem atualizações; ou
  3. trocar de navegador.

Apesar do fim do suporte, o navegador continuará funcionando nos sistemas operacionais mais antigos, portanto ainda será possível mantê-lo como padrão por tempo indeterminado. O maior problema está na falta de segurança: sem as atualizações constantes, brechas do programa ficam abertas e podem ser usadas por criminosos. Além disso, sem updates, novos recursos da web podem se tornar incompatíveis com o Chrome defasado e a qualquer momento ele pode se tornar inutilizável.

Chrome dá adeus ao Windows 7 e Windows 8

Continua após a publicidade

A decisão já estava tomada há pelo menos dois anos, quando o Google marcou a data final para junho de 2021. Após os apelos dos usuários, a companhia adiou duas vezes o fim do suporte do Chrome — a primeira vez foi para janeiro de 2022 e depois para fevereiro de 2023.

O Windows 7 e Windows 8 têm juntos mais de 13% do mercado de usuários em PCs. Embora estejam bastante datados, muitas máquinas ainda os executam no mundo inteiro, por isso existia essa cautela do Google com o Chrome.

Mas agora não tem deve ter mais volta, afinal até a própria Microsoft vai encerrar as atualizações de segurança para os dois sistemas. No caso da fabricante, o prazo final é 10 de janeiro de 2023.