Publicidade

Microsoft trabalha em rival com IA para o ChromeOS

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Março de 2023 às 15h33

Link copiado!

Windows/Unsplash
Windows/Unsplash
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft estaria desenvolvendo um novo sistema operacional (e não se trata do Windows 12). Fontes familiarizadas com o assunto ouvidas pelo site Windows Central afirmam que a companhia prepara um sucessor espiritual para o (nunca lançado) Windows Core OS, um SO preparado para incorporar vários tipos de dispositivos, com recursos modernos e inteligência artificial e capaz de rivalizar com o ChromeOS, do Google.

Conhecido internamente como "CorePC", segundo a reportagem, o projeto seria uma variante modular personalizável do Windows. O sistema seria comum entre dispositivos, como notebooks de baixo desempenho, tablets, híbridos e desktops, mas com funcionalidades específicas em cada um dos cenários.

Continua após a publicidade

Recursos de interface, suporte para aplicativos Win32 e outras funcionalidades essenciais para um PC desktop tradicional poderiam ser removidos do Windows para notebooks híbridos, por exemplo.

A estrutura modular do CorePC proporcionaria à Microsoft maior praticidade no desenvolvimento das plataformas e a capacidade de lançar atualizações com maior frequência e de forma segmentada. Por exemplo: ferramentas construídas para desktop poderiam ser aprimoradas isoladamente, enquanto recursos de otimização de bateria seriam preparados exclusivamente para tablets.

As informações do site Windows Central remetem ao suposto plano do Windows Core OS, um projeto de sistema operacional nunca lançado pela Microsoft. A ideia, na época, era preparar uma "base única" do Windows para equipar diferentes dispositivos, construindo uma versão mais enxuta possível do SO e reforçá-la com complementos em cada caso de uso.

Competidor para o ChromeOS

Continua após a publicidade

Se for real, o CorePC abriria caminho para a Microsoft competir de vez com o ChromeOS, o sistema operacional do Google para notebooks de baixo desempenho. A MS poderia destinar uma versão enxuta do Windows para PCs de baixo consumo, com maior dependência de serviços em nuvem e web apps, mas sem precisar criar uma plataforma totalmente nova e separada do Windows tradicional.

O possível competidor do ChromeOS também poderia contar com recursos de inteligência artificial hospedados na nuvem, mas acessíveis pela interface nativa. Assim, o computador não precisaria ter hardware parrudo para lidar com tarefas mais pesadas.

Microsoft prepara alguma coisa

Os rumores de que a Microsoft está preparando um novo sistema operacional andam aparecendo com frequência, mas ainda não têm uma forma bem definida. Há indícios de que a companhia desenvolve o Windows 12, uma nova versão do SO pautado em recursos de inteligência artificial, mas nada foi confirmado até agora.

Continua após a publicidade

Quanto ao Windows 12, a suposta interface do sistema operacional estaria escondida dentro de uma versão experimental do Win 11. Foram encontradas pistas em código numa compilação recente que, se analisadas a fundo, sugerem que a MS desenvolve uma UI repaginada para o Windows.

Fonte: Windows Central