Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 21 de Julho de 2014 às 08h30
(Imagem: Divulgação/Windows/Unsplash)

Se você é usuário do Windows, deve ter notado que alguns programas e jogos possuem versões de 32 e 64 bits. Essa diferença, inclusive, pode ser encontrada na hora de instalar o próprio sistema operacional, quando ele não está presente na máquina ou caso você tenha formatado o computador. Nessa matéria, explicamos como saber se o Windows é 32 ou 64 bits e, claro, as diferenças entre essas duas modalidades.

Embora esse seja um assunto muito importante, alguns usuários não tem familiaridade com ele. O Canaltech, então, decidiu solucionar esse problema. Com as informações a seguir, você aprenderá de uma vez por todas tudo o que precisa saber sobre o Windows de 32 e 64 bits.

Qual é a diferença entre Windows 32 e 64 bits?

As diferentes versões do sistema operacional existem para que haja compatibilidade com os processadores, cuja arquitetura pode ser de 32 ou 64 bits. Bom, o termo "bit" é uma abreviação da palavra "binary digit" que, em português, significa dígito binário. De modo geral, trata-se da menor medida de transmissão de dados no universo da computação.

Nesse sentido, um processador de 32 bits tem a capacidade de processar palavras (que seriam, na forma mais simplificada, sequência de bits) de até 32 bits. Assim, podemos fazer uma analogia: nessa arquitetura, o processador precisaria fazer duas ou mais "viagens" (uma a cada ciclo de clock), enquanto que na de 64 bits, uma "viagem" seria suficiente.

Memória RAM: um fator importante

O Windows 64x, embora seja superior à outra versão, nem sempre é a mais adequada. (Imagem: Divulgação/Windows/Unsplash)

A principal diferença está diretamente relacionada à memória RAM. O Windows de 64 bits se comporta melhor ao executar vários programas ao mesmo tempo e alternar entre eles com frequência.

Quase todos os processadores vendidos hoje são 64 bits — o que deve ser um pouco relativizado no caso de notebooks. Isso, contudo, não torna obrigatório que o sistema operacional seja também. O principal fator que deve ser levado em consideração é a quantidade de memória.

Enquanto um sistema operacional 32 bits pode endereçar "apenas" 4 GB de RAM, a versão 64 bits alcança, teoricamente, 128 GB de RAM ou até mais. De modo geral, não é recomendado instalar uma versão de 32 bits em computadores com mais de 3 GB de memória, já que o sistema operacional não irá reconhecer qualquer quantidade maior do que essa.

Embora o limite teórico para sistemas de 32 bits seja de 4 GB de RAM, a quantidade máxima de endereçamento de memória para todos os dispositivos do computador fica limitado a cerca de 3,5 GB, já que o sistema "guarda" parte da memória para o funcionamento dos demais dispositivos, como HD, placa de som e etc.

Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Agora que você conhece as diferenças entre as duas versões, veja como saber se o Windows é 32 ou 64 bits. Essa informação, vale destacar, é essencial na hora de instalar programas e jogos no seu computador. Isso porque alguns programas e jogos ainda possuem diferentes versões para cada modalidade do sistema operacional.

Passo 1: para começar, toque sobre a barra de pesquisa do Windows;

Use a barra de pesquisa para começar. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, busque e acesse o “Painel de Controle” — onde ficam localizadas as informações do sistema;

As informações do sistema estão dispostas no Painel de Controle. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: na página inicial do Painel de Controle, selecione a opção “Sistema e Segurança”;

Acesse a aba indicada na imagem. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: agora, toque sobre a opção “Sistema”;

Nesta seção, é possível ver outros dados importantes do computador. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: na próxima tela, você verá inúmeras informações sobre o computador. Localize a aba “Sistema” e, nela, procure a seção “Tipo de sistema”. Logo a frente, a versão do Windows estará detalhada. A título de exemplo, o computador utilizado para realização desse tutorial conta com o Windows de 64 bits.

Aqui, você consegue descobrir o modelo do computador, a memória disponível e, claro, o tipo de sistema. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você já sabe como saber se o Windows é 32 ou 64 bits e as principais diferenças entre as duas versões.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.