Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Por Luciana Zaramela

Você sabia que existem duas arquiteturas distintas para seu sistema operacional? O Windows pode operar tanto em 32 quanto em 64 bits, trazendo algumas diferenças marcantes em termos de números de registros disponíveis e suporte a memória virtual e RAM. A versão de 64 bits, portanto, suporta mais registros e mais memória que a de 32 bits. Na verdade, cada versão é relacionada a um tipo físico do sistema, voltado a aplicativos desenvolvidos especialmente para serem rodados ali.

Se seu computador tem 64 bits, é possível rodar tanto o sistema desenvolvido para ele quanto o de 32 bits. No entanto, a recíproca não é verdadeira: rodar um sistema de arquitetura 64 bits em um computador de 32 bits é incompatível.

Quer saber se seu Windows é 32 ou 64 bits? Nós montamos um tutorial simples e rápido para todas as versões do Windows a partir do XP. Descubra agora mesmo a arquitetura do seu sistema!

Windows XP

Recentemente foi anunciado pela Microsoft que o Windows XP deixou de receber atualizações e passa a ser encarado oficialmente como um sistema operacional fora de linha. No entanto, existem muitos computadores rodando o sistema, e, se esse for o seu caso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone "Meu Computador" e depois acessar as "Propriedades".

Feito isso, clique na aba "Geral". Ali você vai ver as características do sistema. Se nada mais além do nome do sistema e de sua versão constarem nessa janela, o seu Windows certamente é um XP de 32 bits.

WinXP 32

O screenshot foi retirado de um sistema Windows XP de 32 bits

Windows Vista

No Windows Vista o procedimento é o mesmo. Basta acessar o menu Iniciar, clicar com o botão direito sobre a opção "Computador" e acessar a opção "Propriedades".

Windows Versão

Uma janela com várias informações surgirá na tela. Veja que na seção "Sistema", mais precisamente na subseção "Tipo de sistema", está a definição de seu Windows.

Windows Versão

O screenshot foi retirado de um Windows Vista de 32 bits

Windows 7

Amplamente adotado pelos usuários do sistema operacional da Microsoft, o Windows 7 também conta com uma maneira de exibição da versão bem semelhante à de seus antecessores. O processo também começa pelo menu Iniciar. Depois de acessar o item "Propriedades", clicando em "Computador" com o botão direito do mouse, uma janela repleta de informações surgirá. Preste atenção na seção "Sistema" e veja que em "Tipo de sistema" está caracterizado o número de bits do seu Windows.

Windows Versão

O screenshot foi retirado de um Windows 7 de 32 bits

Windows 8

No mais recente sistema da gigante do software, o procedimento é um pouquinho diferente. Acesse a barra de pesquisas (mantendo o mouse repousado no canto direito da tela) e clique no ícone "Configurações". De lá, clique em "Informações do PC" e pronto: uma janela aparecerá na tela com todas as informações sobre seu Windows 8. A versão do sistema operacional deve ser exibida na seção "Sistema", mais precisamente na subseção "Tipo de sistema".

Versão Win8

O screenshot foi retirado de um Windows 8 de 64 bits

Pronto! Agora você já sabe a versão de seu sistema operacional e pode comprar ou baixar aplicativos destinados para ele.