/i447667.png)
Como desinstalar atualizações do Windows 10
O Windows 10 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft e que oferece uma série de recursos para seus usuários. Assim como outros softwares, ele recebe atualizações constantes que adicionam novas funções ou aumentam a ainda mais a segurança de seus usuários.
- Como manter o notebook ligado com a tampa fechada
- Como remover guias do Edge do Alt + Tab no Windows 10
- Como deixar o notebook ligado o tempo todo sem hibernar
No entanto, não é raro que a empresa acabe lançando alguma atualização de forma antecipada ou equivocada, algo que pode fazer com que os usuários enfrentem lentidão, travamentos ou até mesmo a tela azul em suas máquinas.
Pois saiba que é possível desinstalar atualizações do Windows 10 e verificar se o problema persiste, antes mesmo de recorrer a outros métodos, como formatar o PC. Este procedimento é bastante rápido e prático, confira abaixo o passo a passo!
Como desinstalar atualizações do Windows 10
Antes de prosseguir com os procedimentos listados abaixo, é importante que você verifique se o problema está diretamente relacionado a uma atualização falha, e não a lentidões corriqueiras do uso constante do seu PC.
Passo 1: abra o menu “Iniciar” e selecione o item “Configurações”.

Passo 2: na aba seguinte, clique em “Atualização e Segurança”.

Passo 3: acesse a aba “Windows Update” no menu lateral esquerdo e clique em “Exibir histórico de atualização”.

Passo 4: em seguida, clique em “Desinstalar atualizações”.

Passo 5: selecione a atualização mais recente ou problemática, clique em “Desinstalar” e confirme a ação na pop-up exibida em seguida. Caso necessário, reinicie o seu PC.

Como desinstalar atualizações do Windows 10 via Prompt de Comando
Caso o procedimento acima não tenha resolvido o problema ou desinstalado a atualização, utilize a solução via “Prompt de Comando”.
Passo 1: no campo de busca do Windows 10, procure por “Prompt de Comando” e abra-o.

Passo 2: feito isso, insira o comando “wmic qfe list brief /format:table” e aperte “Enter”.

Passo 3: aguarde alguns instantes até que a aplicação exiba as atualizações instaladas em seu PC e localize o código da que você quer excluir.

Passo 4: em seguida, cole o código “wusa /uninstall /KB:ID da Atualização” substituindo o ID da Atualização para o código da atualização a ser removida. Para este exemplo, utilizamos atualização “4601554”, portanto, o comando ficará “wusa /uninstall /KB:4601554”. Aperte “Enter” para validar a ação e reinicie o PC ao finalizar o processo.

Caso o problema persista, é recomendado que você procure uma assistência técnica de sua confiança para averiguar melhor a situação.
Pronto! Agora você pode desinstalar atualizações do Windows 10 de duas maneiras diferentes.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.