Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

8 recursos interessantes do Windows 10 não divulgados pela Microsoft

Por| 09 de Outubro de 2014 às 08h56

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Microsoft

O novo Windows foi anunciado na semana passada e entre as novidades — como o nome ter pulado a versão 9 e ter ido direto para a 10 — está um sistema operacional mais integrado a diferentes plataformas, tanto desktop quanto móvel. Agora, o LifeHacker separou dez outras novidades que ficaram meio que de lado, mas que, desde já, aumentam a expectativa com relação à chegada do novo produto da Microsoft.

1. O prompt de comando terá mais funções

Apesar do DOS ser lá do começo dos anos 1980, ainda vive e é muito útil nas máquinas atuais, principalmente quando é necessário resolver algumas questões específicas manualmente. Por isso, o Windows 10 terá uma versão mais ampla do chamado prompt de comando.

Entre as novidades estão a possibilidade do uso de cópia de trechos de texto, o famoso "Control+V", e a alteração da opacidade e do tamanho dinâmico da tela auxiliar de comando do DOS. Pode parecer algo supérfluo, entretanto as mudanças e a própria manutenção do prompt nas máquinas indicam que a Microsoft segue bem atenta aos desejos dos usuários de longa data.

Continua após a publicidade

2. As notificações ficaram mais bonitas

As notificações nunca foram algo muito heterogêneo no Windows, até porque desenvolvedores terceiros fizeram notificações diferentes do jeito que quiseram. Atualmente, o máximo que existe de padrão são alguns balões de informações que aparecem no canto inferior direito. Bem, isso mudará com o Windows 10.

A partir do novo sistema operacional, a Microsoft deve investir pesado num sistema de notificações. Como exemplo, ao enviar um arquivo para o Dropbox, a máquina avisará a finalização da tarefa numa caixa retangular no canto superior direito da tela. Como atualmente usamos vários aplicativos diferentes com muitas tarefas em nuvem, isso será uma mão na roda num futuro breve.

Continua após a publicidade

3. Você finalmente poderá colar a Lixeira no Menu Iniciar e na Barra de Tarefas

Não dá pra saber ao certo a razão, mas colar o atalho da Lixeira na Barra de Tarefas sempre foi algo inexplicavelmente doloroso. No Windows 10, esta opção estará disponível apenas clicando com o botão direito do mouse.

Basta abrir uma janela do Windows Explorer e, em seguida, na pasta de Favoritos, clicar sobre Desktop. Ao acionar o ícone da Lixeira com o botão direito do mouse, logo aparecerá a opção "Pin to Start" para que o atalho vá para o Menu Iniciar. Colocá-lo na Barra de Tarefas tem procedimento semelhante.

Continua após a publicidade

4. Explorer agora mostra as pastas mais utilizadas

Nas versões anteriores, ao utilizar o Explorer, o programa abre uma lista de drives e algumas bibliotecas básicas de acesso. No Windows 10, a nova "Home" do Explorer serve como uma reunião de atalhos das tarefas mais recentes, além das pastas favoritas.

5. Atalhos de teclado facilitam o uso de múltiplas áreas de trabalho

Continua após a publicidade

Uma das grandes questões quando a Microsoft anunciou a possibilidade de interação entre múltiplos desktops foi a possibilidade do uso de atalhos de teclado para manuseá-los. Com o Windows 10, a companhia já adiantou duas novidades nesse sentido.

Com o Win-Tab (uma versão mais "chique" do Alt+Tab, presente no Windows Vista), você poderá ver todas as áreas de trabalho em perspectiva. E com o Ctrl-Win-Direita ou -Esquerda, é possível mudar de máquina facilmente.

6. Histórico de arquivos agora terá sua própria seção de Propriedades

Isso já esteve presente de diferentes formas em versões anteriores e agora vem de uma maneira mais completa, mais próxima do Time Machine for Windows, do Windows 8. A partir do Windows 10, será possível acessar todo o histórico num backup de atividades encontrado em Propriedades.

Continua após a publicidade

7. Cortana (possivelmente) está a caminho do desktop

Todo mundo que usa dispositivos móveis já deve estar familiarizado com a possibilidade de uso de comandos vocais para ações, seja em aparelhos com sistema Android ou iOS. A Microsoft vem trabalhando em algo semelhante para desktops e a nova versão do Windows 10 deve vir com esses recursos.

Ainda não há nada confirmado e a versão Windows 10 Preview ainda não tem essa funcionalidade, porém há indícios de que os comandos vocais estarão presentes via assistente virtual Cortana para desktop muito em breve.

8. Você poderá enviar seu feedback diretamente para a Microsoft

Continua após a publicidade

Uma das grandes frustrações em versões passadas do Windows se concentra nos bugs do software, já que, para consertá-los, são necessárias atualizações ou complexas explicações em páginas de respostas da Microsoft.

Agora, a partir do Windows 10 Preview, os usuários terão um aplicativo de feedback direto, onde poderão soltar o verbo e falar diretamente com os desenvolvedores.

Em suma, o Windows 10, mesmo com um visual aparentemente confuso, parece ser realmente um salto em relação ao 8, especialmente sobre o desktop em integração com outros PCs de mesa ou ambiente móvel.

Já é possível testar o Windows 10 Preview, porém é sempre bom lembrar que a versão de testes deve passar por grandes transformações e nunca é aconselhável usar esses softwares experimentais nas máquinas utilizadas diariamente.