Apple registra patente de anel inteligente e cita óculos smart
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller |
Após já ter registrado patentes anteriores relacionadas a um modelo de anel inteligente, a Apple protocolou mais documentações relacionadas ao produto. O conteúdo dá mais detalhes sobre o acessório e suas possíveis aplicações.
A parte mais inovadora da patente é aquela que cita o uso integrado do anel com outros dispositivos da Apple. Afinal, o acessório seria capaz de fornecer controles mais precisos com as mãos, para operar o headset Apple Vision Pro, por exemplo.
O texto contido na patente aponta que um sistema “pode usar um ou mais dispositivos eletrônicos para reunir comandos dos usuários para controlar um ou mais dispositivos eletrônicos”
“Um usuário pode fornecer comandos por gestos, toques, pressão ou por botão físico, com um dispositivo primário que controla o que aparece em uma tela, áudio saindo de alto-falantes e/ou respostas táteis”.
Ao mesmo tempo, a empresa pode ter retirado partes de patentes anteriores que poderiam ser consideradas redundantes após o lançamento do Vision Pro, que é controlado com o olhar e as mãos. Mesmo assim, a Apple destacou a maior precisão que o anel poderá entregar:
“Por exemplo, os circuitos de um anel podem ser usados para capturar leituras em tempo real de localização (posição espacial em três dimensões), orientação (posição angular) e movimento (mudança de posição como função do tempo)”.
Um detalhe que pode se tornar importante no futuro é a definição que a Apple faz para “dispositivos usados na cabeça”, o que pode ampliar as possibilidades de uso para além do Vision Pro. A patente aponta que
“A construção pode ter o formato de um par de óculos, óculos de proteção, um capacete ou outro compartimento configurado para ser usado na cabeça”.
No mais, a patente também explica algumas funções já esperadas de um anel inteligente, como a medição de dados corporais de forma autônoma. Os dados podem ou não ser compartilhados com outros dispositivos conectados na sequência.
No momento, o mercado de anéis inteligentes conta com dois representantes principais: o Oura Ring, e o recém-lançado Samsung Galaxy Ring. O modelo da marca coreana pode ser o primeiro do tipo a chegar no Brasil, visto que já está registrado na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Fonte: USPTO