Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy Ring da Samsung é o anel inteligente mais confortável do mercado

Por| 10 de Julho de 2024 às 10h00

Link copiado!

Léo Müller
Léo Müller
Tudo sobre Samsung

A Samsung lançou seu primeiro anel inteligente, o Galaxy Ring, na manhã desta quarta-feira (10) em evento realizado em Paris, na França. O produto é o aparelho mais confortável de usar entre os concorrentes, e o Canaltech esteve lá para conferir o anel da Samsung de perto. Com o anel, a Samsung também mostrou seus novos celulares dobráveis, uma dupla de relógios e também uma dupla de fones de ouvido sem fio.

O Galaxy Ring é uma alternativa a relógios inteligentes e smartbands, conseguindo rastrear basicamente as mesmas atividades físicas e dados de saúde.

Continua após a publicidade

Mais do Samsung Galaxy Unpacked

A diferença é o corpo extremamente compacto em relação a outros vestíveis da marca e também sua autonomia de bateria de aproximadamente sete dias de uso. Uma recarga deve durar cerca de 80 minutos.

De quebra, o Ring é muito mais discreto que qualquer relógio ou band, ideal para quem mora em cidades com muitos furtos ou para aqueles que simplesmente não gostam de usar nada no pulso.

Mas o foco da Samsung com o lançamento do Ring é fortalecer o seu ecossistema. Rafael Aquino, gerente sênior de produto da divisão de Mobile Experience da Samsung Brasil contou ao Canaltech que todos são bem-vindos ao ecossistema Galaxy, e o anel inteligente é mais um atrativo nesse sentido. 

O nosso objetivo com a introdução do Galaxy Ring — uma nova categoria — é ampliar cada vez mais nosso portfólio e entregar para os nossos clientes experiências em ecossistema. Ele é bastante focado em recursos de bem-estar e busca completar ainda mais a experiência que os nossos usuários podem ter.

E como uma cereja no bolo da simplicidade, o anel inteligente da Samsung reconhece apenas um gesto de comando: quando o usuário faz um movimento de pinça com o polegar e o anelar, o Ring consegue disparar a câmera do celular pareado para tirar uma foto ou dispensar alarmes que estejam tocando.

Continua após a publicidade

Infelizmente, não foi possível testar o recurso durante o Unpacked por que não havia anéis pareados a celulares para uso dos jornalistas. Contudo, foi deu para colocar uma unidade no dedo para conferir o conforto. Comparando com o Oura Ring Gen 3 e com o Colmi Smart Ring, o Galaxy Ring é muito mais confortável de usar graças ao seu design côncavo.

Outros anéis similares acabam espremendo os dedos vizinhos ao anelar e geram incômodo mesmo em atividades cotidianas. Fazer exercícios com peso vestindo o Oura ou o Comli é totalmente fora de cogitação, enquanto que o Galaxy Ring pode não representar um problema tão grande assim.

Ainda sobre design, vale lembrar que o anel da Samsung será vendido em três opções de cor: preto fosco, prateado fosco e dourado brilhante. Todos possuem estrutura feita em titânio e estarão disponíveis em nove tamanhos diferentes.

Continua após a publicidade

A marca mandará uma caixa de anéis de plástico para os compradores testarem em seus dedos e decidirem qual tamanho é mais adequado. Devido à grande variedade de tamanhos, a bateria e o peso do produto varia muito.

Pequenos sensores, grandes resultados

Apesar do tamanho diminuto, a Samsung conseguiu encaixar três sensores principais no Galaxy Ring. Além de um acelerômetro e de um termômetro, o aparelho tem um sensor PPG capaz de acompanhar o fluxo sanguíneo no dedo do usuário e tirar várias conclusões acerca de suas medições.

Continua após a publicidade

Com isso, ele consegue medir a frequência cardíaca do usuário o dia todo, rastrear uma variedade de exercícios e também a qualidade do sono. Juntando tudo isso, o aparelho em conjunto com o app Samsung Health geram uma “pontuação de energia” para a pessoa saber se está com seu ânimo em 100% em dado dia.

Você pode usar apenas o Galaxy Ring para rastrear seus dados de saúde e exercícios, mas a Samsung explica que usar um Galaxy Watch em conjunto é não apenas possível, como também recomendável para quem quer uma análise mais precisa.

Continua após a publicidade

O app da Samsung no celular pareado consegue mesclar os dados das duas fontes e usar IA para preencher buracos sem medição com base nos dados de outros dias. Usando um relógio em conjunto, a bateria do Ring dura 30% a mais, segundo a coreana.

O Ring também consegue acompanhar o ciclo menstrual feminino e enviar alertas de alterações suspeitas na frequência cardíaca. Contudo, algumas funções podem ser limitadas conforme a versão da One UI (Android da Samsung) que o seu celular possui.

O gesto de pinça, por exemplo, só funciona quando você tem um celular com One UI 6.1.1 ou superior. Ademais, o aparelho só é compatível com celulares Samsung com Android 11 ou mais recentes.

Continua após a publicidade

O carregamento é feito por indução em caixinha de acrílico que varia de tamanho conforme o tamanho do anel escolhido. Ela também tem um LED indicador de carregamento progressivo.

Preço e disponibilidade

No Brasil, o Galaxy Ring deve chegar ainda em 2024, mas ainda não foi revelado um preço ou data mais precisa do lançamento. Nos Estados Unidos, o Galaxy Ring será vendido por US$ 399 (cerca de R$ 2.200).

A marca, felizmente, confirmou que não tem planos para cobrar assinatura dos usuários para registrar os dados e processar os dados de saúde coletados pelo Galaxy Ring, diferente do que faz a Oura, por exemplo.

Continua após a publicidade

Especificações do Galaxy Ring

  • Material: Titânio;
  • Largura: 7,0 mm;
  • Espessura: 2,6 mm;
  • Peso: 2,3g (Tamanho 5) ~ 3,0g (Tamanho 13);
  • Tamanho: 9 opções (Tamanho 5 - Tamanho 13);
  • Cores: Titânio Preto, Titânio Prata, Titânio Dourado;
  • Bateria: 18mAh (Tamanho 5) - 23,5mAh (Tamanho 13);
  • Case de carregamento: 361 mAh;
  • Autonomia: Até 7 dias;
  • Tempo de recarga completa: 80 min;
  • Sensores: Acelerômetro, PPG (2PD+2LED(G)+2VCSEL(R,IR)), Temperatura da pele;
  • Memória: 8 MB;
  • Conectividade: BLE 5.4;
  • Resistência à água: 10 ATM (100 m de profundidade), IP68.

O jornalista viajou à Paris para acompanhar a Galaxy Unpacked 2024 a convite da Samsung.