Apple inaugura Optic ID para desbloqueio pelos olhos no Vision Pro
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Juntamente com o seu novo headset Vision Pro, a Apple inaugurou uma nova forma de desbloquear dispositivos com dados biométricos. Trata-se do Optic ID, que reconhece quem está usando o dispositivo por meio dos olhos.
- Apple Vision Pro chega às lojas com mais de 600 apps nativos
- Apple Vision Pro passa por testes de interação com o VisionOS, bateria e mais
A tecnologia funciona com um conjunto de soluções de software e hardware da marca. O primeiro passo é a iluminação dos olhos por meio dos emissores infravermelhos integrados no dispositivo, que permitem às câmeras do headset capturar informações sobre a íris, e então realizar a identificação.
Para ativar o sistema de reconhecimento, a pessoa que usar o headset deverá olhar diretamente em um ícone presente no meio do seu campo de visão. O processo também funciona com a presença das lentes ZEISS de correção visual que podem acompanhar o produto, ou mesmo com lentes de contato tradicionais.
Os dados de imagem são processados pelo produto por meio do chamado Secure Enclave, como uma forma de manter os dados acessíveis apenas pelo próprio headset. Os dados capturados são criptografados, e não são compartilhados com nenhum aplicativo.
De acordo com os dados publicados pela Apple, as chances de o sistema se enganar e desbloquear o Vision Pro com os olhos de outra pessoa é menor que 1 em 1 milhão. Afinal, ele identifica padrões de pigmentação da íris, que variam para cada ser humano.
Além de servir para desbloquear o Apple Vision Pro, o Optic ID também realiza outros tipos de autenticação. Portanto, ele pode ser usado como uma substituição às senhas físicas — assim como já é feito com o Touch ID e o Face ID em outros dispositivos da Apple —, inclusive na realização de pagamentos ou outras operações mais sensíveis.
Além do Optic ID, uma senha tradicional poderá ser solicitada em algumas situações específicas de funcionamento do Vision Pro:
- Caso o produto tenha sido ligado ou reiniciado;
- Caso não tenha sido desbloqueado nas últimas 48 horas;
- Caso a senha não tenha sido usada para desbloquear o dispositivo nos últimos seis dias e meio, e o Optic ID não tenha desbloqueado o headset nas últimas 48 horas;
- Após cinco tentativas mal sucedidas de ativação do Optic ID;
Não há a possibilidade de usar o Optic ID em outros produtos que não sejam o Apple Vision Pro, já que a solução depende dos sensores presentes no headset. Além disso, não há previsão para a substituição de outras formas de desbloqueio usadas em dispositivos da Apple, como o Face ID e o Touch ID.
Fonte: Apple