Publicidade

Volvo anuncia 1º veículo do mundo produzido com aço sustentável

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Outubro de 2021 às 09h15

Link copiado!

Divulgação/Volvo
Divulgação/Volvo

A Volvo deu a partida para o projeto que prevê a fabricação de carros da marca com aço sustentável. Nesta quarta-feira (13), a empresa apresentou o primeiro veículo do mundo produzido com aço 100% livre de fósseis. Ele ainda não é exatamente um carro de luxo, como os cobiçados XC90 Recharge R-Design ou XC40 Pure Electric (e nem mesmo é um carro), mas chega para marcar o início de uma nova era.

O Volvo SSAB foi produzido em parceria com a Sweedish Steel, empresa sueca fabricante de aço, e é um transportador de carga para uso em mineração e pedreiras. O responsável pela apresentação do veículo foi Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo, em evento realizado em Gotemburgo, na Suécia.

“Esta iniciativa define a referência para um futuro livre de fósseis. O Grupo Volvo está comprometido com parcerias pioneiras como esta com a SSAB para desenvolver novos veículos e máquinas atraentes, seguros e eficientes, e que abram o caminho para um sistema de transporte e infraestrutura mais sustentável adotado para o futuro”, avisou.

Continua após a publicidade

“Transição verde”

O evento contou também com as participações do comissário da União Europeia para o mercado interno, Thierry Breton, e do ministro sueco de empresa e inovação, Ibrahim Baylan, além de Martin Lindqvist, CEO da SSAB. O executivo da empresa sueca também se mostrou empolgado com o que o futuro reserva para um mundo com veículos mais “verdes”.

“Ter o primeiro veículo real do mundo feito com aço livre de fósseis da SSAB é um verdadeiro marco. Nossa colaboração com o Grupo Volvo mostra que a transição verde é possível e traz resultados. Juntos, continuaremos reduzindo o impacto climático até o cliente final, garantindo que nossos clientes obtenham aço de alta qualidade. Esperamos continuar a trabalhar com o Grupo Volvo em pesquisa e desenvolvimento para produzir mais produtos de aço livres de fósseis”.
Continua após a publicidade

De acordo com a Volvo, o primeiro veículo do mundo construído com o chamado aço verde é o pontapé inicial para um processo bem mais amplo e que já tem objetivos traçados. A empresa citou que os caminhões possuem aproximadamente 70% do peso de aço fundido, e essa máquina recém-apresentada é o começo de uma caminhada em direção à produção em massa para reduzir a pegada de carbono de toda a sua cadeia de suprimentos. O plano da companhia é zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040.

Fonte: Volvo