Com visual futurista, Volvo revela conceito de seu próximo SUV 100% elétrico

Com visual futurista, Volvo revela conceito de seu próximo SUV 100% elétrico

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 02 de Julho de 2021 às 10h20
Volvo Cars

A Volvo está com a mão na massa e não para de seguir avançando rumo à eletrificação total. Na última quarta-feira (30), a montadora sueca revelou o conceito de seu próximo SUV 100% elétrico, chamado atualmente de Volvo Concept Recharge, que será lançado oficialmente em 2022. E se você acha os carros da marca parecidos demais atualmente, prepare-se, pois as mudanças serão bem importantes.

Segundo a Volvo, o design será fiel ao que conhecemos de seus automóveis, mas com toques que são, ao mesmo tempo, futuristas e minimalistas, no que a marca chama de "nova linguagem". Reconhecida por sua prioridade à segurança, o conceito também terá reforços nesse quesito, além dos aspectos tecnológicos, que terão ainda mais destaque no futuro.

Além disso, por não compartilhar mais plataforma com carros que ainda eram a combustão de alguma maneira, os projetistas conseguiram evoluir as proporções do carro para aumentar o espaço interior e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência aerodinâmica. O resultado é um carro que oferece soluções genuinamente melhores para apoiar uma vida familiar sustentável.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Volvo

"Nosso Concept Recharge representa um manifesto para o futuro totalmente elétrico da Volvo Cars, bem como um novo tipo de veículo. Apresenta proporções novas e modernas que vão de mãos dadas com maior versatilidade e mostra o que a tecnologia pode possibilitar em termos de design", disse Robin Page, chefe de design do Grupo Volvo Car, em comunicado enviado à imprensa.

Requinte escandinavo 

O Concept Recharge é uma nova linguagem de design da Volvo, no que a marca chama de "menos, mas melhor". Isso acontece porque todos os elementos desnecessários foram removidos e o que resta é tratado com uma execução nivelada de alta precisão.

A grade tradicional foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, apoiada por uma nova interpretação do design do farol do martelo de Thor, já visto em análises do XC40 e S60 aqui no Canaltech. Isso inclui o gráfico puro habilitado para a tecnologia HD mais recente, que abre à noite para revelar as unidades principais da lâmpada. Já asl uzes traseiras verticais exclusivas conectam-se à forte herança de design da marca, mas são reinventadas com um conjunto de asas que se estendem em velocidades de cruzeiro mais altas para melhorar ainda mais a aerodinâmica geral.

Interior minimalista e tecnológico 

A Volvo diz que não vai poupar recursos para deixar o interior de seus carros elétricos bem luxuosos, conectados e sem agredir o meio ambiente. Segundo a marca, o painel terá uma grande tela sensível ao toque de 15 polegadas e que será o centro de uma nova e aprimorada experiência do usuário para o sistema de infoentretenimento conectado de próxima geração da empresa. Projetada para ser lógica e intuitiva de usar, a tecnologia ajuda a fornecer uma experiência serena e tranquila, como já acontece nos modelos atuais.

Mais segurança

O próximo SUV elétrico da Volvo será ainda mais seguro. Segundo a marca, o Concept Recharge será equipado com sensor LiDAR, construído pela empresa de tecnologia Luminar e uma parte crítica do plano da montadora para a próxima tecnologia de direção autônoma segura. E ele será colocado em uma posição ideal no teto para coletar dados sobre o ambiente ao redor do carro.

Quando chega?

O novo SUV elétrico da Volvo será lançado em 2022. No momento, a empresa conta com apenas um modelo 100% elétrico, o XC40 em sua variante zero emissão, que chega ao Brasil em setembro.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.