Publicidade

Com visual futurista, Volvo revela conceito de seu próximo SUV 100% elétrico

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Julho de 2021 às 10h20

Link copiado!

Volvo Cars
Volvo Cars

A Volvo está com a mão na massa e não para de seguir avançando rumo à eletrificação total. Na última quarta-feira (30), a montadora sueca revelou o conceito de seu próximo SUV 100% elétrico, chamado atualmente de Volvo Concept Recharge, que será lançado oficialmente em 2022. E se você acha os carros da marca parecidos demais atualmente, prepare-se, pois as mudanças serão bem importantes.

Segundo a Volvo, o design será fiel ao que conhecemos de seus automóveis, mas com toques que são, ao mesmo tempo, futuristas e minimalistas, no que a marca chama de "nova linguagem". Reconhecida por sua prioridade à segurança, o conceito também terá reforços nesse quesito, além dos aspectos tecnológicos, que terão ainda mais destaque no futuro.

Além disso, por não compartilhar mais plataforma com carros que ainda eram a combustão de alguma maneira, os projetistas conseguiram evoluir as proporções do carro para aumentar o espaço interior e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência aerodinâmica. O resultado é um carro que oferece soluções genuinamente melhores para apoiar uma vida familiar sustentável.

Continua após a publicidade

"Nosso Concept Recharge representa um manifesto para o futuro totalmente elétrico da Volvo Cars, bem como um novo tipo de veículo. Apresenta proporções novas e modernas que vão de mãos dadas com maior versatilidade e mostra o que a tecnologia pode possibilitar em termos de design", disse Robin Page, chefe de design do Grupo Volvo Car, em comunicado enviado à imprensa.

Requinte escandinavo 

O Concept Recharge é uma nova linguagem de design da Volvo, no que a marca chama de "menos, mas melhor". Isso acontece porque todos os elementos desnecessários foram removidos e o que resta é tratado com uma execução nivelada de alta precisão.

Continua após a publicidade

A grade tradicional foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, apoiada por uma nova interpretação do design do farol do martelo de Thor, já visto em análises do XC40 e S60 aqui no Canaltech. Isso inclui o gráfico puro habilitado para a tecnologia HD mais recente, que abre à noite para revelar as unidades principais da lâmpada. Já asl uzes traseiras verticais exclusivas conectam-se à forte herança de design da marca, mas são reinventadas com um conjunto de asas que se estendem em velocidades de cruzeiro mais altas para melhorar ainda mais a aerodinâmica geral.

Interior minimalista e tecnológico 

A Volvo diz que não vai poupar recursos para deixar o interior de seus carros elétricos bem luxuosos, conectados e sem agredir o meio ambiente. Segundo a marca, o painel terá uma grande tela sensível ao toque de 15 polegadas e que será o centro de uma nova e aprimorada experiência do usuário para o sistema de infoentretenimento conectado de próxima geração da empresa. Projetada para ser lógica e intuitiva de usar, a tecnologia ajuda a fornecer uma experiência serena e tranquila, como já acontece nos modelos atuais.

Continua após a publicidade

Mais segurança

O próximo SUV elétrico da Volvo será ainda mais seguro. Segundo a marca, o Concept Recharge será equipado com sensor LiDAR, construído pela empresa de tecnologia Luminar e uma parte crítica do plano da montadora para a próxima tecnologia de direção autônoma segura. E ele será colocado em uma posição ideal no teto para coletar dados sobre o ambiente ao redor do carro.

Quando chega?

O novo SUV elétrico da Volvo será lançado em 2022. No momento, a empresa conta com apenas um modelo 100% elétrico, o XC40 em sua variante zero emissão, que chega ao Brasil em setembro.