Volvo vai fabricar automóveis com aço sustentável a partir de 2026

Volvo vai fabricar automóveis com aço sustentável a partir de 2026

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 16 de Junho de 2021 às 17h00
Volvo Cars Brasil

Depois de anunciar que vai interromper a produção de carros a combustão, a Volvo deu mais um passo em seus planos de ser uma empresa com nível máximo de sustentabilidade. A empresa fechou uma parceria com a fabricante sueca de aço SSAB para explorar o desenvolvimento de aço produzido sem a utilização de combustíveis fósseis. Com isso, a montadora será a primeira a ter carros montados com essa versão mais "verde" do material. 

A parceria prevê que a Volvo ajude a SSAB em sua fábrica experimental Hybrit, que está desenvolvendo este aço sustentável. Atualmente, o metal é responsável por 7% de toda a emissão de carbono na Terra, decorrente da queima maciça de carvão, utilizado para gerar energia nas siderúrgicas pelo mundo. A fabricante sueca, porém, já tem um projeto em andamento para que o aço seja feito sem esse expediente. 

O promissor projeto da SSAB e da Volvo envolve a utilização de hidrogênio como principal combustível para manutenção da fábrica e geração de energia. Além disso, estão previstas construções de parques eólicos para auxiliar no abastecimento dessa planta. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Volvo

"À medida que reduzimos continuamente nossa pegada de carbono total, sabemos que o aço é uma área importante para um maior progresso. A colaboração com a SSAB no desenvolvimento de aço livre de combustíveis fósseis pode dar reduções significativas de emissões em nossa cadeia de abastecimento", explicou Håkan Samuelsson, executivo-chefe da Volvo Cars, ao pessoal do The Next Web. 

O projeto da SSAB com a Volvo ainda está no início, mas a expectativa é de que até 2026 a montadora passe a utilizar o aço sustentável na fabricação de seus carros, algo inédito na indústria. 

Fonte: The Next Web - Shift

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.