A, B, C, D e E | Quais veículos posso dirigir em cada categoria de CNH?

A, B, C, D e E | Quais veículos posso dirigir em cada categoria de CNH?

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 18 de Maio de 2022 às 20h20
Center Car Veiculos/Flickr

Todo mundo sabe que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o documento de posse obrigatória que os motoristas precisam ter para poder dirigir veículos automotores no Brasil, sejam eles carros, motos, ônibus ou caminhões. O que talvez poucos saibam é que existem cinco categorias diferentes de CNH (A, B, C, D e E) e que cada uma delas permite dirigir uma gama específica de veículos.

Se você está em vias de tirar sua primeira habilitação, ou pretende mudar de categoria, mas não sabe em qual tipo de CNH está o veículo (ou os veículos) que pretende se habilitar para dirigir, o Canaltech vai te ajudar. Vamos explicar quais veículos cada uma das categorias (A, B, C, D e E) permite dirigir no Brasil.

CNH Categoria A

A categoria A não permite ao condutor habilitado com esta CNH dirigir qualquer tipo de veículo com quatro rodas, incluindo carros. Em outras palavras, quem tem CNH categoria A só pode dirigir veículos de duas ou três rodas, independentemente das cilindradas.

Quer sair por aí dirigindo sua moto? Então precisa tirar CNH do tipo "A" (Imagem: Harley Davidson YSA/Unsplash/CC)

Os veículos incluídos na CNH categoria A são os seguintes: motos, motonetas, ciclomotores e triciclos. As Mobylettes, recentemente relançadas no Brasil em versão elétrica, também estão incluídas nesta gama, mas, neste caso, uma simples ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) também resolve o caso.

CNH Categoria B

Esta é a categoria mais comum entre os cinco tipos de CNH. A categoria B permite ao condutor habilitado dirigir veículos de quatro rodas, desde que o peso total não ultrapasse 3.500 quilos e o número de pessoas seja, no máximo, oito (incluindo o motorista).

SUVs, picapes e carros de passeio estão inclusos na categoria mais comum de veículos, que exige a CNH tipo "B" (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

CNH Categoria B pode dirigir o que?

O motorista com a CNH categoria B está apto para dirigir carros de passeio, caminhonetes, SUVs (utilitários), camionetas, furgões, e até certos tipos de caminhões, desde que respeitando o peso citado acima e o número máximo de ocupantes. A Kombi, icônico veículo das décadas de 1970 e 1980, agora renascida em versão elétrica, também está liberada para este tipo de CNH.

Se você quer dirigir a Kombi, agora elétrica, também precisa ter CNH categoria B (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

CNH Categoria C

Se você quer saber quais veículos pode dirigir em cada categoria de CNH e está de olho em tirar uma habilitação do tipo C, chegou a hora de saber quem se encaixa neste tipo de licença. E a categoria C é destinada para quem quer dirigir veículos de carga.

Caminhões de carga, desde que não ultrapassem 6.000 quilos, podem ser dirigidos com CNH tipo C (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

De acordo com a legislação brasileira de trânsito, apenas quem possuir habilitação na categoria C estará apto a dirigir veículos de carga com capacidade superior a 3.500 quilos, como caminhões. O detalhe é que o peso máximo não pode ultrapassar 6.000 quilos, incluindo a unidade acoplada (carroceria).

CNH Categoria D

Os veículos que estão liberados para quem tem CNH na categoria D dirigir são os utilizados para transporte de passageiros, mais precisamente os que tenham lotação superior a oito pessoas, incluindo o motorista.

Habilitação para dirigir ônibus, elétrico ou não precisa ser do tipo "D" (Imagem: Divulgação/Daimler Buses)

Os mais comuns nesta categoria são os ônibus, as vans e os micro-ônibus. Vale ressaltar que, para o caso das vans, se o condutor tiver interesse em dirigir de forma profissional, é necessário fazer o curso de transporte coletivo, disponível nas autoescolas.

Outro ponto importante a respeito da categoria D: para tirar esta habilitação, o condutor precisa ter 21 anos ou mais, ter CNH na categoria B há dois anos ou C há um ano e não cometer infração grave, gravíssima ou cometer mais de uma infração média no período de 12 meses. Ou seja: não é possível tirar a CNH categoria D na primeira habilitação.

CNH Categoria E

A categoria E fecha os cinco tipos de CNHs disponíveis no Brasil e engloba todos os veículos disponíveis nas categorias B, C ou D. A habilitação E dá ao condutor licença para dirigir veículos com peso total superior a 6.000 quilos, incluindo unidade acoplada, reboque, semirreboque ou trailer.

Dirigir caminhões com peso superior a 6.000 quilos exige habilitação tipo "E" (Imagem: Ddolgachov)

No caso dos motorhomes, como já mostramos em reportagem anterior, eles também podem ser conduzidos por motoristas com CNH tipo D e até B, desde que o peso não exceda 6.000 quilos e o número máximo de ocupantes seja oito, incluindo o condutor.

Como tirar CNH Categoria E?

Para tirar a CNH categoria E e ficar apto a dirigir veículos com peso total superior a 6.000 quilos, o condutor precisa cumprir uma série de exigências previstas em lei. A primeira delas é possuir no mínimo um ano de habilitação na categoria C.

Primeira habilitação não dá direito a dirigir caminhões como o da foto acima (Imagem: Gabriel Santos/Unsplash/CC)

Além disso, assim como é exigido para quem pleiteia CNH na categoria D, os interessados em tirar habilitação tipo E não podem ter cometido infração grave, gravíssima ou cometer mais de uma infração média no período de 12 meses. Se os requisitos não forem cumpridos, a habilitação não será concedida.

Como mudar a categoria da habilitação?

Se você já tem habilitação e quer saber como mudar de categoria, o procedimento é simples, mas há algumas regras a serem seguidas. A regra exige que o condutor tenha pelo menos um ano de experiência na categoria anterior. Cumprindo isso, ele poderá:

  • Mudar da categoria B para C ou D;
  • Mudar da categoria C para D ou E;
  • Mudar da categoria D para E.

Vale lembrar que, para a primeira habilitação, as únicas categorias disponíveis são A, B ou AB (válida para motos e carros).

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.