Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a categoria da habilitação para dirigir motorhome?

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Março de 2022 às 16h30

Link copiado!

Divulgação/Neway
Divulgação/Neway

Dirigir um motorhome, ao contrário do que diz o jargão popular, “requer prática e muita habilidade”. Afinal de contas, não é qualquer um que consegue sair por aí conduzindo uma verdadeira casa sobre rodas, às vezes maior do que muitos caminhões, em segurança.

Por conta disso, uma dúvida bastante comum de quem sonha colocar o pé na estrada e desbravar territórios dentro e fora do Brasil com a casa “nas costas” é a seguinte: Qual a categoria da habilitação para dirigir motorhome?

Continua após a publicidade

Habilitação para motorhome depende do peso

A resposta para a pergunta sobre qual é a categoria de habilitação certa para dirigir um motorhome, na verdade, depende. É que não há uma, mas sim três categorias que permitem ao condutor estar ao volante desse tipo de veículo.

1. Categoria B

A primeira delas, acreditem, é a mais comum entre os motoristas: a categoria tipo B. Ela é destinada para a condução de carros de passeio e, desde 2011, também é aceitável para quem tem um motorhome. Há, no entanto, dois requisitos:

Continua após a publicidade
  1. O PBT (Peso Total Bruto) do motorhome não pode ultrapassar 6 mil quilos;
  2. O veículo deve constar na documentação como “especial/motor casa”.

2. Categoria C

A habilitação tipo C é a segunda permitida para dirigir motorhomes. Ela se encaixa em veículos registrados como Ônibus ou Caminhão, ou que tenham o Peso Total Bruno superior a 6 mil quilos.

3. Categoria D

Continua após a publicidade

O terceiro tipo de habilitação permitida para dirigir motorhome no Brasil é a D. As exigências são bem parecidas com as da categoria C. A principal diferença é que este condutor poderá levar no veículo mais do que 9 pessoas, o que é proibido para quem tem CNH B ou C.

Viagens internacionais

Lembra que comentamos lá no início do texto que o motorhome é perfeito para quem quer desbravar estradas dentro e fora do Brasil? Então é bom ficar atento.

Quem quiser se aventurar fora do país, além de ter a habilitação correta, também precisará carregar com ele o passaporte, a menos que o destino (e os países pelo caminho) não exijam tal documentação.

Continua após a publicidade

Com informações: Divelp e Go Outside