Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra XPeng P5 dirigindo sozinho no trânsito; assista

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Setembro de 2021 às 10h20

Link copiado!

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

Lançado em seis versões pela XPeng recentemente, o sedã elétrico P5 apresentou seu cartão de visitas. Em um vídeo divulgado pela montadora em seu canal no YouTube nesta quinta-feira (23), é possível observar o comportamento do carro semiautônomo pelas ruas de uma cidade da China.

Pelo que foi possível observar nas imagens captadas durante os pouco mais de 3 minutos a bordo do P5, a Xpeng parece mesmo disposta a se transformar no terror da Tesla, referência quando o assunto envolve carros elétricos e direção autônoma. Tudo graças ao bom desempenho do NGP, modo de navegação guiado similar ao Full Self-Driving (FSD) presente nos modelos da marca de Elon Musk.

Continua após a publicidade

O carro é equipado com 32 sensores, sendo duas unidades LiDAR, 12 sensores ultrassônicos e radares de ondas de 5 milímetros e 13 câmeras de alta resolução. Toda essa tecnologia se mostrou capaz de detectar pedestres, ciclistas, objetos estáticos, obras nas vias e, claro, automóveis, motos e caminhões. A versão testada foi a última beta do sistema, chamada X-Pilot 3.5 ADAS, adaptada justamente para trafegar em perímetro urbano.

Gostou? Então paga mais!

A versão testada, e que se comportou muito bem no teste gravado pela Xpeng, não é padrão no P5. Quem quiser contar com o upgrade terá que desembolsar um valor extra, mas que ainda não foi divulgado. Os modelos padrão sairão equipados com a versão 3.0 do X-Pilot, que também não será gratuita.

Continua após a publicidade

Essa, no caso, não utiliza LiDar e só pode ser habilitada quando o sedã elétrico estiver trafegando fora de rotas urbanas. Para usar os sensores LiDAR e implementar todo o aparato de direção semiautônoma, a XPeng afirma que ainda precisará de um tempo para realizar o monitoramento de mapas das respectivas cidades em que o carro será lançado.

A Xpeng afirmou que pode levar o sedã para outros mercados, como Europa e Estados Unidos. O Brasil, em um primeiro momento, não está nos planos da empresa para lançar os modelos semiautônomos, que custarão entre US$ 24.549 e US$ 34.811, todos com preços abaixo do Model 3, modelo mais em conta da Tesla.

Fonte: Inside EVs