Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uber usará carros autônomos da Hyundai para serviço de caronas

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Outubro de 2022 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/ Motional
Divulgação/ Motional
Tudo sobre Uber

A Uber e a Motional, empresa pertencente à Hyundai em uma joint-venture com a Aptive, fecharam acordo para um serviço de táxi autônomo e delivery de alimentos em algumas cidades nos Estados Unidos. A parceria acontece dois anos depois da gigante das corridas por aplicativo desistir do negócio das viagens autônomas e vender sua divisão ATG.

Em comunicado, as empresas explicam que o acordo será de 10 anos e consistirá em uma troca óbvia de favores e tecnologias. No caso da Uber, entra a capilaridade de clientes, enquanto a Motional vai aplicar seus carros autônomos feitos com base no SUV Hyundai Ioniq5, 100% elétrico e com nível máximo de direção autônoma.

Continua após a publicidade

No começo de 2022, a Motional trabalhou com o braço de entregas de alimentos e itens de mercado da Uber, o Uber Eats, como uma espécie de projeto-piloto desse acordo. Com os testes sendo bem-sucedidos, a parceria acabou sendo consolidada e expandida, também, para o transporte de pessoas.

"Este acordo será fundamental para a adoção táxis autônomos em larga escala. A Motional agora tem acesso a milhões de usuários e um roteiro para crescer significativamente nos próximos dez anos. Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Uber para dar vida às entregas e delivery sem motorista nas cidades dos EUA", disse Karl Iagnemma, presidente e CEO da Motional.

Vale lembrar que a Motional já opera alguns carros autônomos em Las Vegas e já existem serviços de táxi sem motorista em cidades como São Francisco, operados pela Lyft, concorrente da Uber, mas que também tem parceria com a Motional. Montadoras como a General Motors também estão nesse mercado, oferecendo caronas para experimentar suas tecnologias.

Continua após a publicidade

Mais detalhes sobre o serviço da Uber com a Motional devem ser revelados posteriormente, mas a promessa é de que, quando implementado, o táxi autônomo seja já 100% pronto, sem fases de transição ou os chamados "beta". A ver.