Toyota anuncia projeto de carro autônomo na China
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Toyota anunciou o desenvolvimento de um carro autônomo de nível 4 em parceria com a statup chinesa Pony.ai. Trata-se de uma versão modificada do SUV elétrico bZ4x que tem a capacidade de percorrer qualquer ambiente sem intervenção humana.
- Toyota afirma que “não há recursos” para mundo ter 100% de carros elétricos
- Carros elétricos x movidos a etanol: qual o melhor para o Brasil?
O primeiro protótipo foi revelado no último domingo (5) no China International Import Expo, que aconteceu em Xangai. O projeto, claro, também tem participação da GAC, parceria da Toyota no mercado chinês e que também ajudou com parte do investimento de US$ 140 milhões para a criação desse veículo.
Ainda com comportamento controverso em relação aos carros elétricos, a Toyota parece ter dado mais atenção em relação aos autônomos e promete, pelo menos em um primeiro momento, entregar algo realmente palpável ao mercado, contando, claro, com a expertise da Pony.
No caso desse protótipo, foram utilizadas tecnologias conhecidas para ajudar na identificação dos caminhos, como o sensor LiDAR, que trabalha em conjunto com outros radares e sensores acoplados no teto do SUV elétrico. Segundo a Toyota da China, esse modelo pode ter nível 4 de direção autônoma, ou seja, a intervenção humana não é necessária, mas os pedais de freio e acelerador estão disponíveis.
Não há previsão para a disponibilização desse carro para empresas de táxi autônomo, mas a tendência é que a China seja a primeira praça a contar com o Toyota totalmente automatizado. Atualmente, a Pony.ai já trabalha em outras frentes com a Lexus (pertencente à Toyota), oferecendo táxis autônomos com nível menor de automação em alguns mercados.