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Robotáxis de divisão autônoma da GM “invadem” os Estados Unidos

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Dezembro de 2022 às 13h00

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Divulgação/Cruise
Divulgação/Cruise

Depois de “invadirem” Pequim, Las Vegas e Los Angeles, os robotáxis agora estão prontos para começar a servir a população de mais três cidades dos Estados Unidos. Assim como fizeram Baidu, Waymo e Motional, esta em parceria com a Uber, a Cruise, unidade de carros autônomos da General Motors, deu início ao serviço com seus carros autônomos.

A montadora adaptou uma série de carros elétricos Chevrolet Bolt para que eles possam rodar sem motorista em algumas cidades da Califórnia e do Texas, como San Francisco, Phoenix e Austin. Os primeiros testes foram um sucesso, segundo relato de Kyle Vogt, CEO da Cruise, e a expansão para novos centros já está a caminho.

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“Agradecemos muito a cada cidade que nos acolheu. Esses carros são para vocês, e nos comprometemos a dedicar 1% de nossa frota para atender às comunidades locais”, comentou na página oficial da empresa após celebrar a conclusão dos primeiros testes em sua conta no Twitter e projetar a rápida expansão dos robotáxis para outras regiões do país.

Ao contrário do que as rivais vêm fazendo, no entanto, o serviço de robotáxis da Cruise ainda está restrito ao uso de funcionários, familiares de funcionários e amigos de quem trabalha na empresa.

A liberação para o público geral só acontecerá depois que a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário der o parecer positivo à tecnologia de direção autônoma utilizada nos Chevrolet Bolt adaptados. O órgão recebeu relatos de alguns bugs no sistema e a investigação está em curso.

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Cruise espera liberação, mas exalta qualidade

O CEO da Cruise se mostrou tranquilo com relação ao tempo que ainda terá de esperar até que o serviço de robotáxi sem motorista esteja regulamentado para rodar livremente pelas cidades dos Estados Unidos.

Segundo Vogt, a empresa quer “garantir que todos os aspectos da experiência sejam tranquilos e eficientes antes de finalmente abrir as portas para todos”.

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O executivo assegurou, no entanto, que a qualidade dos robotáxis autônomos é inquestionável. Vogt afirmou, entre outros pontos, que os carros sem motorista “dirigem dentro do limite de velocidade, param completamente em cada semáforo, detectam e respondem às luzes da polícia, bombeiros ou ambulâncias” e, para completar, reagem a pedestres, ciclistas e até mesmo a carros que estejam vindo na contramão.