Publicidade

Zeekr M-Vision | Conheça o robotáxi elétrico e autônomo criado pela Geely

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Novembro de 2022 às 16h57

Link copiado!

Divulgação/Waymo
Divulgação/Waymo

Anunciado em dezembro de 2021, o Zeekr M-Vision, robotáxi autônomo e elétrico desenvolvido em parceria pela Geely e pela Waymo, divisão de carros autônomos pertencente à Alphabet, controladora do Google, está pronto para “invadir” Los Angeles.

Em uma publicação conjunta no Twitter, as empresas confirmaram que o robotáxi deu início a uma “nova era para a mobilidade futura”. De acordo com a Waymo, a plataforma SEA-M, sob a qual o Zeekr foi desenvolvido, não servirá apenas para a fabricação de carros sem motorista, mas também veículos multiuso e voltados para logística.

Continua após a publicidade

“Hoje, @OfficialZeekr e @Waymoapresentam a sua resposta à mobilidade futura. A Plataforma SEA-M desenvolvida por @OfficialZeekr, oferece suporte a uma variedade de produtos de mobilidade futuros, como robotáxis, MPVs e veículos de logística, estabelecendo uma base sólida para a tecnologia de direção autônoma global”, postou a Geely.

Como é o Zeekr M-Vision

Continua após a publicidade

Projetado na Suécia especificamente para transporte autônomo de passageiros, o Zeekr M-Vision foi desenvolvido para ter uma vida útil bastante longa. Segundo a Waymo, o robotáxi elétrico poderá rodar até 16 horas por dia. A bateria tem duração prevista para 5 anos ou 500 mil quilômetros.

Os robotáxis autônomos foram projetados para percorrer até 1.000 quilômetros por dia sem precisar recarregar, e darão aos passageiros a opção de interromper suas viagens por meio de um botão, caso seja necessário. Ao ser acionado, o mecanismo avisará ao carro que o cliente quer descer e, então, o sistema fará o robotáxi estacionar em um local seguro.

Para se ter uma ideia do quanto a aposta no sucesso do Zeekr M-Vision é grande, os veículos de testes rodaram mais de 4,3 milhões de quilômetros mapeando e coletando dados das ruas nos Estados Unidos.