Publicidade

Já dá para pegar Uber em carros sem motorista em Las Vegas

Por| Editado por Jones Oliveira | 15 de Dezembro de 2022 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/Motional
Divulgação/Motional
Tudo sobre Uber

Os robotáxis invadiram Las Vegas. Calma… Não estamos dando spoiler sobre um novo filme com roteiro hollywoodiano prestes a estrear nos cinemas. A notícia é real e promete revolucionar a mobilidade urbana graças à parceria entre a Motional e a Uber.

O acordo firmado entre as empresas há cerca de dois meses começou a vigorar nesta semana e, com isso, colocou para rodar pela cidade estadunidense carros de aplicativo totalmente autônomos, ou seja, sem motorista.

Os carros utilizados pela Motional para o serviço de robotáxi em Las Vegas serão elétricos e zero emissão. O modelo escolhido para dar início ao serviço foi o Hyundai Ioniq 5. O carro original, vale lembrar, não é dotado de tecnologia autônoma, mas foi adaptado pela Motional para ser o precursor dos serviços de robotáxi com a Uber nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Akshay Jaising, vice-presidente de negócios da Motional, avisou que a “invasão de robotáxis” em Las Vegas é apenas o começo de um projeto que tem tudo para se tornar referência nos Estados Unidos em um futuro próximo:

“Essa é uma prova da nossa tecnologia e do poder da nossa parceria com a Uber para conseguirmos ir do conceito ao consumidor em tão pouco tempo. Las Vegas é a primeira de muitas cidades em que os veículos autônomos da Motional se tornarão uma opção de transporte diário para os clientes da Uber que procuram uma viagem segura e conveniente”.
Continua após a publicidade

Como funciona o robotáxi do Uber?

O Hyundai Ioniq 5 especialmente transformado em robotáxi para rodar em Las Vegas a serviço da Uber conta com sistema de baterias de 77,4 kWh, maçanetas embutidas e tomadas de 120V a bordo para conforto dos passageiros.

E o serviço promete funcionar de maneira “redondinha”, sem maiores dificuldades. Segundo a Uber e a Motional, os clientes que estiverem em Las Vegas e ficarem interessados ​​em “fazer um passeio em um robotáxi” precisam seguir poucos e simples passos:

  • Entrar no app da Uber;
  • Selecionar Uber X ou Uber Comfort Electric.
Continua após a publicidade

Nesse caso, segundo as empresas, “se um veículo autônomo estiver disponível para completar a viagem, a Uber combinará o passageiro com o veículo e ele receberá uma oferta para aceitar antes que a viagem autônoma seja confirmada e liberada para buscá-lo”.

"Invasão" em Las Vegas vai continuar

Vale lembrar que a parceria entre Uber e Motional não será a única a causar uma "invasão" de robotáxis em Las Vegas. Um outro modelo de robotáxi autônomo e elétrico, este desenvolvido em parceria pela Geely e pela Waymo, divisão de carros autônomos pertencente à Alphabet, controladora do Google, também está pronto para rodar sem motorista por lá.

O projeto foi lançado oficialmente em novembro de 2022 e colocará nas ruas o chamado Zeekr M-Vision. Os carros foram projetados para percorrer até 1.000 quilômetros por dia sem precisar recarregar, e darão aos passageiros a opção de interromper suas viagens por meio de um botão, caso seja necessário. Ao ser acionado, o mecanismo avisará ao carro que o cliente quer descer e, então, o sistema fará o robotáxi estacionar em um local seguro.

Continua após a publicidade

E aí: quem vai ganhar a "batalha dos robotáxis" em Las Vegas? Uber/Motional ou Geely/Waymo? Comente conosco em nossas redes sociais.