Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Baidu inaugura serviço de robotáxi em Pequim

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Novembro de 2021 às 08h53

Link copiado!

EPA-EFE
EPA-EFE
Tudo sobre Baidu

Após diversos meses de testes, o serviço de táxis robôs da Baidu foi finalmente inaugurado em Pequim, capital da China. A empresa, considerada a “Google da China”, tem feito experimentos com seus táxis autônomos desde o ano passado e só recebeu autorização para cobrar taxas dos usuários recentemente, marcando a implantação oficial do primeiro serviço de viagens pagas sem motoristas no país.

Com a permissão para inaugurar seus serviços, a Baidu terá autonomia para operar seus veículos comerciais em uma área de 60 quilômetros quadrados, incluindo a cidade de Yizhuang, localizada a cerca de meia hora do centro de Pequim. Os clientes poderão solicitar um dos 67 carros do serviço em mais de 600 pontos de coleta e entrega em áreas comerciais e residenciais, disse a companhia.

Continua após a publicidade

Segundo o vice-presidente e chefe de operações de segurança, Wei Dong, o táxi robô da empresa será implementado em breve em outras grandes cidades do país, incluindo Xangai, Shenzhen e Cantão. O CEO da Baidu, Robin Li, também comentou que a corporação planeja expandir seu serviço para 100 cidades até 2030.

Embora a “Google chinesa” ainda não tenha revelado quanto vai custar para dar uma voltinha por aí num carro sem motorista, ela informou que as taxas serão comparáveis ​​às tarifas cobradas nos serviços premium de corridas compartilhadas na China. Além da Baidu, outras empresas do setor também foram autorizadas a iniciarem testes de direção autônoma na mesma área, dentre elas a Pony.Ai, que é apoiada pela Toyota.

A Baidu também anunciou que sua próxima geração de veículos autônomos terá o custo de fabricação reduzido pela metade em comparação com a geração anterior. Os modelos serão desenvolvidos em conjunto com três fabricantes de carros elétricos chineses: a WM Motor, a Aion, marca criada pela GAC; e a estatal Arcfox, pertencente ao Grupo BAIC.

Fonte: CNBC