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Após ter licença cassada, GM pausa produção e faz recall em táxis autônomos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Cruise
Divulgação/Cruise

Os robotáxis da Cruise, divisão autônoma da GM, ficarão sumidos por um tempo das cidades em que vinham sendo testadas nos Estados Unidos. E não apenas por terem perdido a licença para funcionar temporariamente por lá.

A cassação imposta pelo Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, na verdade, foi o que motivou a Cruise, braço da General Motors responsável pelo desenvolvimento dos carros autônomos, a interromper a produção de táxis sem motorista por um período indeterminado.

A empresa afirmou, em comunicado distribuído à imprensa, que “ainda acredita que os veículos autônomos transformarão a forma como as pessoas se deslocam em todo o mundo”, mas que “vai interromper momentaneamente a produção para analisar e identificar possíveis melhorias”.

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Série de incidentes pesou na decisão

Os robotáxis tiveram a licença cassada na Califórnia após se envolverem em uma série de acidentes de trânsito, incluindo o atropelamento de um cachorro, que acabou morrendo, e de um pedestre, que acabou se machucando.

Os problemas causados pelos táxis sem motorista também motivaram a empresa ligada a GM a realizar um recall e retirar das ruas quase 1.000 unidades de seus carros autônomos. Os reparos serão concentrados principalmente no software dos carros, que teria problemas, inclusive, para reconhecer crianças no trânsito.

As informações extraoficiais dão conta de que o prejuízo causado pelos robotáxis à empresa já giram na casa de US$ 1,9 bilhão, e ficarão ainda mais altos pela parada forçada na fabricação dos táxis autônomos, agora sem data para voltar às ruas de San Francisco e demais cidades dos Estados Unidos.