Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a diferença entre os formatos ZIP e RAR

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 22 de Setembro de 2021 às 21h00

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Criar um arquivo compactado é uma maneira útil para compartilhar diferentes documentos de uma só vez e ocupar pouco espaço para download. Para enviar ou receber esses arquivos, dois formatos são muito populares: ZIP e RAR. Desempenham a mesma função de comprimir diversos dados em um só arquivo, mas possuem algumas diferenças no funcionamento.

Ambos os formatos já existem há algumas décadas. O ZIP é o mais antigo entre os dois, com registros de lançamento em 1989. O RAR foi lançado em 1993, desenvolvido por Eugene Roshal — o nome da extensão significa "Roshal Archive", ou "Arquivo Roshal", em tradução livre. Os formatos dividem o mesmo objetivo, mas apresentam algumas diferenças no uso. Quer saber quais são? Confira a seguir!

ZIP e RAR: qual a diferença?

Continua após a publicidade

A principal diferença entre ZIP e RAR está na compatibilidade dos arquivos. O ZIP é um arquivo de formato aberto, ou seja, possui padrões e especificações disponibilizadas em domínio público, com utilização gratuita, sem limitações ou necessidade de atribuições legais e cobranças de royalties. O RAR, por outro lado, é uma extensão de formato proprietário, protegido por direitos autorais.

Dessa forma, o RAR precisa de um software específico para abri-lo: por muitos anos, ficou limitado ao WinRAR. O formato ZIP, por outro lado, pode ser lido e extraído pelo próprio sistema operacional do seu computador. No Windows, por exemplo, é possível criar ou extrair arquivos ZIP através do Windows Explorer, sem a necessidade de download de um software de terceiros.

Ao comparar as vantagens oferecidas por cada formato, o RAR destaca-se por apresentar uma maior taxa de compressão e permitir a compactação em arquivos de múltiplos volumes. Entretanto, o formato ZIP tornou-se uma opção mais popular por ser mais acessível: você pode compactar arquivos facilmente pelo seu computador, celular ou em sites como o WeTransfer. 

Continua após a publicidade

Por muito tempo, os arquivos em ZIP os arquivos possuíam um tamanho máximo de apenas 4 GB, devido às limitações dos sistemas operacionais de 32 bits. Em sistemas com 64 bits, por outro lado, não há esse limite e os arquivos compactados dependem apenas do espaço em disco disponível no computador. 

Enquanto softwares como o 7Zip e o The Unarchiver oferecem recursos para extrair arquivos em RAR, a compactação nesse formato e outras funções específicas ainda são encontradas somente no WinRAR. Vale a pena lembrar que esse software não é gratuito: quem o utiliza já se acostumou com a constante janela de aviso solicitando a compra de uma licença após o período de testes.

Essas, portanto, são as principais diferenças entre ZIP e RAR. Você utiliza esses formatos no seu cotidiano? Comente!

Fonte: AllDifferencesFile-extensions.org, GeeksforGeeks, RARLAB (1, 2), WinZIP