Publicidade

TCL apresenta protótipo de Smart TV 8K a 265 Hz

Por| Editado por Wallace Moté | 29 de Outubro de 2021 às 17h40

Link copiado!

Reprodução/TCL
Reprodução/TCL
Tudo sobre TCL

Enquanto mesmo as Smart TVs 8K parecem ainda longe de alcançar adesão massiva, a TCL já se prepara para oferecer um amplo catálogo de modelos com tecnologias muito sofisticadas. Por isso, está apresentando um invento que permitirá televisores com tudo isso de resolução e a uma frequência de atualização de 265 Hz.

Cabe destacar que mesmo os modelos mais avançados já comercialmente disponíveis chegam com taxa de atualização na faixa dos 120 Hz, sendo taxas acima disso geralmente vistas apenas em monitores focados no público gamer, que aprestentam resolução Full HD ou, no máximo, 4K. A TCL está anunciando o processo que permitirá essa novidade na indústria, mas ainda sem um modelo comercialmente disponível.

Continua após a publicidade

Quem mira esse tipo de eletrônico, futuramente, tem motivos para comemorar: a nova tecnologia 8K 1G1D com frequência refinada deverá garantir que Smart TVs da TCL com esses parâmetros sejam ótimas para gameplay avançado de consoles desta geração — e possivelmente da próxima. Além disso, os televisores do tipo seguirão garantindo fluidez em conteúdos audiovisuais — em plataformas de streaming, por exemplo.

Claro que para criar esse tipo de painel a TCL enfrentou desafios técnicos: a empresa declara que a nova taxa de atualização máxima será alcançada após a otimização do projeto de arquitetura de pixels.

Isso desafoga em 10% a taxa de transmissão H-HVA, sendo combinada com o processo 4Mask e ainda compensação de carga HCC dinâmica. Tudo isso, somado a outros aspectos técnicos, permite à empresa ter telas com 7,5x mais velocidade de transmissão de dados — resultando em muitíssimos quadros adicionais disponíveis na tela a cada segundo.

Claro, é também esperado que as Smart TVs com os novos painéis incluam conexões HDMI de altíssima velocidade, como forma de garantir que todos os benefícios sejam alcançados não apenas com os apps nativos da TV.

Continua após a publicidade

TCL 8K de 85 polegadas

Por enquanto, o que a TCL divulgou de novo para o consumidor doméstico foi uma televisão de 85 polegadas, também 8K, mas com 120 Hz. O painel é do tipo LCD, sendo apresentado durante a World Display Industry Conference 2021. Ela conta com contraste de 5000:1.

Bastante presente no varejo brasileiro, a TCL já trouxe desde TVs de entrada até alguns modelos 8K sofisticados. Porém, o Ultra HD ainda é a tecnologia de transmissão do momento, com o próximo passo sendo, na realidade, um projeto das fabricantes pensando no futuro do mercado.

Fonte: IT Home, Gizmochina