Publicidade

Certificação do HDMI 2.1 confirma 8K e 60 fps em televisores mais novos

Por| 17 de Junho de 2019 às 15h40

Link copiado!

Guru3D
Guru3D

O HDMI Forum, órgão responsável pela certificação de tecnologias do setor, vai começar a programação para o HDMI 2.1. A tecnologia já está em desenvolvimento desde 2017 e com aparelhos apresentados este ano durante a Consumer Electronic Show (CES). O início da certificação já confirma algumas características de produtos com a nova tecnologia.

O HDMI 2.1 chega como uma evolução dos padrões atuais. Detalhes da certificação mostram que cabos desse tipo podem ter velocidades de 48 Gbps. Eles serão enviados por quatro canais diferentes com total de 12 Tb/s.

Estes dados são para ambientes controlados e situações reais. Isso significa que, no uso cotidiano, a expectativa é de que haja perda de dados. Assim, efetivamente o total deve ser de 10,67 gbps em cada caminho, alcançando perto de 42 Gbps. Para se ter uma ideia, hoje, cabos de rede oferecem capacidade de 1 Gbps.

As especificações são voltadas para uso doméstico em home theater e permitem alcançar uma imagem em 8K com 60 fps. Caso se esteja falando em capacidades de 4K, as mais próximas dos televisores modernos, esta taxa de quadros pode subir para 120 fps.

Continua após a publicidade

Para isso, há o mecanismo chamado de DSC, sigla que vem de Display Stream Compression, voltado para comprimir os dados e permitir maior tráfego de informações.

O cabo de 3 metros apresentado no HDMI Forum foi testado em dois sistemas diferentes. O primeiro é a TV 8K Q900R da Samsung com capacidade para entradas em HDMI 2.1. Já o outro teste foi feito um Xbox One X para mostrar usabilidade em jogos.

Os dois aparelhos já estão certificados, sendo que a ideia no Xbox One terá recursos em game mode para melhorar a latência em TVs. Aparelhos ainda podem contar com acessório chamado de One Connect para funcionamento do HDMI 2.1.

Continua após a publicidade

Embora já esteja em estágio avançado de testes, cabos com essa tecnologia devem chegar somente no final do ano ao mercado.