Como transmitir o conteúdo do seu computador para a TV usando a rede Wi-Fi

Como transmitir o conteúdo do seu computador para a TV usando a rede Wi-Fi

A evolução dos computadores e das televisões não ficaram restritas a mais poder de fogo e resolução maior. Incluem uma boa quantidade de inovações e recursos que passam despercebidos por muitos. Pior: muitos acabam comprando gadgets extras (Intel Wireless Display ou Chromecast, para citar alguns exemplos) para ter acesso a funções que seus gadgets atuais já proporcionam.

É o caso do DLNA (Digital Living Network Alliance), recurso presente em praticamente qualquer smart TV fabricada nos últimos anos*. Em termos simples, é um recurso que permite que a sua smart TV “converse” com o seu notebook ou PC com Windows. O requisito é simples: ambos devem estar conectados à mesma rede, seja por cabo ou via Wi-Fi.

Como permitir essa “conversa”? Seu PC ou notebook precisa de alguns pequenos ajustes. Vamos lá?

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Na máquina

No Windows 10, abra o Menu Iniciar, digite “Opções de streaming de mídia” e dê Enter. Por padrão o Windows mantém a opção de streaming de mídia desativado, então vamos ativá-la aqui.

Todos os dispositivos localizados estarão listados aqui, desde que sejam compatíveis e estejam ligados. Apesar de aparecer “Permitido”, precisamos tornar a biblioteca disponível, por isso vamos clicar em “Personalizar”.

Agora basta desmarcar a primeira caixa de seleção ("Usar configuração padrão") e marca a segunda ("Tornar toda a mídia de minha biblioteca disponível neste dispositivo"), dando OK ao sair.

Feito isso, vamos à smart TV.

Na smart TV

O “segredo” aqui é que o conteúdo da máquina está disponível através do input (HDMI, desktop, o nome que a TV exibirá para sua máquina) em vez de um app, ou encontrável através do gerenciador de arquivos. Naturalmente, isso pode variar dependendo do modelo da televisão, mas em geral é um input.

Agora basta selecionar a pasta (“Vídeos”, caso você queira assistir a um vídeo), escolher o arquivo e clicar em "Play". A velocidade ficará limitada à rede local, mas em geral ela é mais do que o suficiente para reproduzir vídeos que você tenha em seu computador, independentemente de sua resolução (720p, 1080p, 4K, etc).

*Consulte o manual da sua smart TV para ver se ela possui o recurso. Alguns modelos trazem o manual como um “app” dentro da própria televisão, caso de modelos recentes da Samsung.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.