Além da qualidade de imagem: a TV ideal para cada perfil de usuário

Por Igor Krauniski | 22 de Setembro de 2020 às 10h00
Oferecimento

O papel das televisões na vida das pessoas foi totalmente ressignificado ao longo dos anos. Com os avanços em tecnologia, as TVs deixaram de ser apenas fontes de entretenimento e informação para se tornarem importantes aliadas no dia a dia dos consumidores, com uma oferta cada vez maior de modelos e recursos diferenciados para atender a diferentes demandas do mercado.

Além de acompanhar as principais notícias e os programas favoritos, por exemplo, as televisões contam, agora, com funcionalidades que promovem controle da casa inteligente, experiências diferenciadas em filmes, séries e jogos e, inclusive, que as transformam em itens decorativos nos ambientes.

Diante disso, confira alguns perfis de usuários e como os avanços dos recursos e funcionalidades dos televisores permitem oferecer modelos cada vez mais adequados às suas necessidades.

A TV para cada perfil de usuário

(Imagem: Reprodução/Thrive Global)

O viciado em filmes e séries

Para os viciados em filmes e séries, as televisões estão integrando cada vez mais recursos avançados de imagem e som para garantir sensações mais imersivas e cinematográficas em casa. Além da resolução e tipo de painel, outros fatores influenciam de forma direta na experiência dos usuários e precisam ser levados em consideração para escolher a melhor TV.

Um deles é o processador. Com utilização de IA e deep learning, os processadores são responsáveis por reconhecer e ajustar, de forma automática, a reprodução dos conteúdos de acordo com os padrões ideais para sua exibição. Além disso, integração com Dolby Vision e Dolby Atmos, por exemplo, além de outros recursos HDR como Filmmaker Mode, completam a experiência ao permitirem a reprodução de filmes e séries de forma que foram pensados pelos cineastas.

Em relação à categoria da TV, as TVs OLED costumam se destacar para esse perfil de usuário por conta de sua qualidade de imagem. Com tecnologia de pixels que se autoiluminam, as TVs OLED garantem o famoso preto puro, que gera cores mais intensas, contraste infinito e, assim, um realismo impressionante.

O gamer

Com o crescimento dos jogadores de console, a escolha da televisão ideal para os gamers também se tornou mais importante. Além do tipo de tecnologia do painel da TV, que impacta, e muito, a qualidade de imagem, temos questões como G-Sync, Free Sync, tempo de resposta, refresh rate, input lag e compatibilidade com recursos HDMI 2.1, que são elementos que influenciam diretamente a jogabilidade por meio dos televisores.

Nesse quesito, o painel OLED também apresenta diversas vantagens aos consumidores. Além da qualidade de imagem impressionante, o controle individual dos pixels permite que a transição de cores na tela seja feita de forma muito mais rápida, evitando borrões na tela. O modelo 2020 da LG na categoria – a LG OLED CX – foi, inclusive, reconhecido pelo Rtings como a melhor TV 4K para games.

O entusiasta da tecnologia

O desenvolvimento constante de novas tecnologias permite atender às demandas desse perfil de consumidor, que busca estar sempre à frente do que há de mais avançado no mercado. Um exemplo são os modelos com resolução 8K. Com número de pixels 4X maior do que os modelos 4K disponíveis atualmente no mercado, a nova tecnologia impacta diretamente na geração da imagem e na percepção do usuário em relação ao conteúdo reproduzido. Essa evolução permite, por exemplo, a utilização de telas cada vez maiores nos espaços sem interferir na experiência de imagem, independentemente da distância entre o espectador e o aparelho.

O que vive conectado 

Com os avanços dos conceitos de IoT e casa conectada, os televisores também passaram a agregar mais recursos para se tornarem as principais centrais de controle da casa inteligente. Além das amplas possibilidades oferecidas pela integração dos televisores com assistentes pessoais como, por exemplo, realização de pesquisas, adição de lembretes à agenda e acesso a informações sobre previsão do tempo e trânsito, as TVs contam com possibilidade de conexões com diferentes aparelhos que conquistam cada vez mais os apaixonados por conectividade e os convidam a explorar cada vez mais novas funcionalidades integradas aos televisores, de diferentes categorias.

É possível, por exemplo, ajustar a temperatura do refrigerador ou programar um ciclo de lavagem na máquina de lavar pelo próprio controle da TV, sem nem precisar levantar do sofá. Além disso, é possível, também, criar setups inteligentes, promovendo mais comodidade e praticidade às experiências em casa. A definição do modo “cinema”, por exemplo, permite que a TV acesse o catálogo da plataforma de streaming favorita, apague as luzes, feche as persianas e ajuste o ar-condicionado para a temperatura ideal, tudo por apenas um comando.

O apaixonado por design 

Com o avanço das tecnologias televisivas, o design dos aparelhos também ganhou mais evidência. Com telas cada vez mais finas e bordas minimalistas, as televisões passaram a agregar mais requinte e estilo aos espaços.

Com a tecnologia OLED, essa relação com os apaixonados por design se torna ainda mais evidente. Por conta da ausência de camada traseira de retroiluminação, os painéis com a tecnologia se destacam por serem extremamente finos e maleáveis. Dessa forma, permitem o investimento em modelos cada vez mais inovadores, que ressignificam completamente o papel dos televisores nos ambientes. É possível, por exemplo, investir em um modelo Gallery que, além da espessura fina, permite a instalação bem rente à parede, semelhante à uma obra de arte em uma galeria.

Esse conteúdo é um oferecimento LG.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.