Multifuncionalidade e conectividade: as TVs como centrais de controle das casas

Por Igor Krauniski | 29 de Junho de 2020 às 10h00
unsplash
Oferecimento

Neste ano, comemoramos 70 anos da chegada da televisão no Brasil. Desde a primeira transmissão realizada pela TV Tupi, muita coisa mudou em relação aos aparelhos daquela época. Das imagens em preto e branco, ainda instáveis, e aparelhos de tubo, chegamos a 2020 com tecnologias e recursos cada vez mais avançados em relação à qualidade de imagem, assim como telas com bordas e espessuras minimalistas, que revolucionam o papel da televisão dentro de nossas casas.

Ao longo desses anos, as fabricantes investiram constantemente no desenvolvimento de tecnologias e inclusão de funcionalidades diferenciadas aos televisores, acompanhando também as demandas cada vez mais complexas dos consumidores. Assim, chegamos a 2020 com aparelhos que vão além do que há de mais avançado em relação à qualidade de som e imagem ao entregarem soluções de inteligência artificial e conectividade que ampliam as possibilidades das televisões.

Com o surgimento das Smart TVs e a possibilidade de conexão com a internet, os televisores se transformaram em aliados das pessoas para tarefas diferentes do entretenimento e informação. Esses avanços permitiram desde a realização de pesquisas até o acesso a conteúdos diversos na web. Agora, com a popularização dos aparelhos e os avanços em relação à inteligência artificial, os televisores assumiram papel fundamental no controle das casas.

Quando pensamos em inteligência artificial, muitos ainda possuem a visão de um cenário bastante futurista. Porém, a interação e conexão de diversos aparelhos e mecanismos entre si, que garantem uma relação mais eficiente entre pessoas e tecnologias, já é realidade em todo o mundo. No caso das TVs, essa relação se dá na conexão dos aparelhos por meio de plataforma de inteligência artificial própria e, até mesmo, pela integração com assistentes pessoais, como Google Assistente e Alexa, permitindo o controle e monitoramento por completo de sua casa, simplesmente usando comandos de voz em sua língua nativa, que neste ano poderá ser feito até sem a necessidade de controle remoto.

Dessa forma, é possível ajustar a temperatura do ar-condicionado de qualquer cômodo da casa sem precisar sair do sofá. Ou, até mesmo, programar e monitorar ciclos de lavagem de sua lava e seca no intervalo de seu programa favorito. As televisões ainda permitem a criação de rotinas de casa inteligente para serem acessadas pelas TVs, como o “Modo Cinema”, por exemplo, ajustando os principais aparelhos de sua casa para garantir a melhor experiência ao assistir filmes e séries.

Ao habilitar a função por meio de comando de voz ou painel de controle do televisor, a TV entrará em sua plataforma de streaming preferida, calibrará o som da Sound Bar da forma desejada, as persianas serão abaixadas, as luzes se apagarão e a temperatura do ar-condicionado será ajustada para garantir o ambiente perfeito para este momento. Tudo isso com apenas um comando!

Podemos dizer que este é apenas o começo de um futuro ainda mais conectado e multifuncional, que trará cada vez mais conveniência e praticidade para a rotina das pessoas. Com a chegada do 5G, por exemplo, teremos um desenvolvimento ainda maior para essa temática, já que permitirá uma troca de informações muito maior e mais abrangente entre as tecnologias e os aparelhos de nosso dia a dia.

Esse conteúdo é um oferecimento LG.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.