Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Operadoras brasileiras anunciam união em combate ao novo coronavírus

Por| 20 de Março de 2020 às 15h30

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Anatel

As empresas de telecomunicação do Brasil anunciaram uma iniciativa conjunta e coordenada em resposta a pandemia da COVID-19. Algar, Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo divulgaram uma série de medidas para atender as exigências impostas pela recomendação de distanciamento social.

A união acontece em um momento em que há uma crescente preocupação com a infraestrutura das empresas de telecomunicações ao redor do mundo, com uma maior demanda de serviços digitais para trabalho, saúde e lazer.

Saiba mais sobre o novo coronavírus no Canaltech:

Continua após a publicidade

Algumas das medidas anunciadas já tinham sido divulgadas pelas empresas isoladamente, incluindo abertura de sinais na TV por assinatura, acesso gratuito ao aplicativo “Coronavírus - SUS”, aumento na franquia de dados móveis, fechamento de lojas físicas e iniciativas de proteção aos funcionários.

Comitê supervisor

A maior novidade do comunicado está no estabelecimento de comitês de gestão de crise em cada uma das empresas, além da formação de um comitê supervisor integrado, gerenciado pelo SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal).

Continua após a publicidade

O comitê integrado alinhará as ações das empresas com a Anatel e outros agentes governamentais. Uma das iniciativas coordenadas com a agência foi o disparo de mensagens de orientação por SMS.

As empresas anunciaram também um plantão permanente nas equipes de implantação, instalação, reparo e manutenção de rede e serviços, “que vão operar de forma contínua para assegurar a continuidade dos serviços, resguardadas situações de risco à saúde de funcionários e clientes”.