Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O iPhone 15 tem eSIM e dual SIM?

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Setembro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Apple
Apple

Após o lançamento do iPhone 15, vários entusiastas da marca que pensam em comprar os aparelhos se preocupam em saber se os modelos possuem suporte para eSIM e dual SIM. Assim como aconteceu na geração passada, a resposta depende de onde os dispositivos forem vendidos.

Apenas os aparelhos comercializados nos Estados Unidos vêm sem bandejas para cartões SIM físicos. Trata-se de uma solução já adotada pela Apple desde o iPhone 14, e por isso o dispositivo é limitado ao eSIM em modelos que venham de lá.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a China é o único local em que o eSIM não está disponível na linha iPhone 15. Neste caso, os dispositivos contam com suporte para dois cartões físicos, algo que não acontece em outras regiões do planeta.

Para todos os outros países, incluindo o Brasil, as duas opções estão disponíveis. Porém, é preciso prestar atenção: há um limite de apenas um cartão SIM físico, e mais dois registros por eSIM em cada unidade — seja do iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro ou iPhone 15 Pro Max.

Assim como grande parte dos celulares disponíveis atualmente, o cartão físico assume o formato Nano SIM mais compacto. Quem realizar o upgrade de um modelo mais antigo que utilize o SIM padrão ou Micro SIM pode procurar ajuda em um centro de atendimento das operadoras telefônicas.

O eSIM faz diferença?

A tecnologia de eSIM tem se tornado cada vez mais presente em celulares modernos, ainda que normalmente seja limitada aos modelos mais caros de cada marca. Em resumo, ela consiste em integrar os dados de identificação do aparelho (como o número de telefone) diretamente no chip do dispositivo, dispensando a necessidade do tradicional cartão SIM.

Ele traz algumas vantagens para o consumidor, já que os usuários de eSIM podem usar duas ou mais linhas em um mesmo dispositivo. Com exceção dos modelos chineses, é a única opção para ter mais de um número no iPhone 15, já que os modelos dos EUA não têm bandeja, e outros países contam com espaço para apenas um chip.

Outra comodidade está na hora de configurar o dispositivo, já que geralmente o registro do eSIM não exige mais que alguns passos simples no sistema operacional do smartphone.

Continua após a publicidade

A maior segurança também é um aspecto importante, ainda que seja um tema capaz de causar discordâncias entre especialistas. Alguns apontam que a ausência de um componente físico pode reduzir os níveis de privacidade dos usuários, já que será sempre possível identificar com precisão o posicionamento do smartphone.

Além disso, os fabricantes de celulares podem se beneficiar do eSIM na hora de montar os dispositivos. Afinal, não há necessidade de implementação de uma bandeja para chip, o que pode ser útil para instalar uma bateria maior no celular, por exemplo.

Como ativar o eSIM?

A ativação do chip virtual com eSIM é uma tarefa bastante intuitiva nos modelos de iPhone, especialmente se a operadora oferecer um código QR para isso. Neste caso, basta seguir alguns passos:

Continua após a publicidade
  1. Abra o aplicativo de câmera;
  2. Digitalize o QR Code;
  3. Quando a notificação “Plano Celular Detectado” aparecer na tela, selecione-a;
  4. Toque em Continuar, na parte inferior da tela;
  5. Selecione “Adicionar Plano Celular”;
  6. Se o aparelho pedir um código de segurança adicional, é preciso entrar em contato com a operadora para obter a sequência correta.

Contudo, se a configuração do eSIM for feita durante os primeiros ajustes do novo celular, é possível realizar a conversão do chip físico do iPhone antigo. Neste caso, as etapas são as seguintes:

  1. Acesse Ajustes;
  2. Vá até Celular;
  3. Toque em Adicionar Plano Celular;
  4. Selecione o plano celular para transferir de outro iPhone;
  5. Confira as instruções no iPhone anterior;
  6. Toque em “Transferir”;
  7. Insira o código de segurança quando solicitado;
  8. Aguarde alguns instantes e clique em "Termine a Configuração do Plano Celular” se a notificação aparecer.

Outra possibilidade é a conversão do componente físico no mesmo aparelho que já está sendo usado:

Continua após a publicidade
  1. Toque em Ajustes;
  2. Vá até Celular;
  3. Selecione “Converter para eSIM”;
  4. Escolha “Converter Plano Celular”
  5. Toque em “Converter para eSIM”;
  6. Aguarde, e depois da confirmação retire o cartão SIM físico do celular.

Além dos iPhones, dispositivos de outras marcas também são compatíveis com eSIM. É o caso de Samsung, Motorola, Google, Huawei, OPPO e outras.

Veja onde comprar eSIMs

A Airalo é uma loja pioneira de eSIM (chips de celular virtuais) que simplifica a compra de planos de dados móveis temporários a preços baixos, extremamente útil em viagens ao exterior. Com pacotes disponíveis em mais de 200 países/regiões, a empresa garante conexão imediata ao chegar no destino.

Continua após a publicidade

Você encontra eSIMs locais, regionais e até mesmo globais. As opções variam de acordo com a cobertura, com a quantidade de dados e com o tempo de validade do plano.

➡ Confira todos os pacotes disponíveis aqui

Fonte: Android Authority