Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais celulares possuem eSIM no Brasil?

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Agosto de 2022 às 13h00

Link copiado!

Samsung
Samsung

A tecnologia de SIM integrado, também conhecida como eSIM, deverá ficar cada vez mais popular ao longo dos próximos anos. Ela representa uma forma mais fácil de identificação de um determinado dispositivo móvel, sem a necessidade de cartões físicos de operadoras.

No Brasil, algumas marcas já oferecem modelos com a nova tecnologia, mesmo que ela ainda esteja limitada aos modelos mais caros. De qualquer forma, é possível realizar o registro de celulares em diversas operadoras telefônicas, desde que exista suporte para o eSIM dentro de cada plano.

Quais celulares possuem eSIM no Brasil?

Continua após a publicidade

Das quatro maiores marcas de celulares presentes no Brasil, apenas a Xiaomi não possui modelos compatíveis com a tecnologia. Já Samsung, Motorola e Apple até incluem a função, mas apenas em aparelhos top de linha, por ser algo ainda voltado para um público de nicho.

Os celulares com eSIM vendidos no país podem ser conferidos abaixo:

Apple

Continua após a publicidade

A Apple já disponibiliza o eSIM em seus smartphones desde o ano de 2018, com os modelos iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max. Desde então, a lista de aparelhos compatíveis ainda inclui todos os modelos das famílias iPhone 11, 12 e 13, e provavelmente será mantida na série iPhone 14 que deverá ser apresentada no próximo mês de setembro.

A marca também oferece suporte para eSIM em outros produtos, como os tablets iPad Pro, Air e Mini ou os smartwatches Apple Watch. É possível salvar mais de um eSIM ao mesmo tempo, mas a utilização é restrita a um por vez.

Para ativar o eSIM no iOS, basta entrar em contato com a operadora telefônica responsável pelo plano. Ela deverá oferecer instruções corretas para o procedimento, geralmente por meio da leitura de um QR Code e posterior configuração relacionada aos dados móveis.

Continua após a publicidade

Samsung

Mesmo que a Samsung tenha uma linha bastante variada de smartphones, nem todos possuem o eSIM disponível. A tecnologia começou a ser utilizada pela marca nas atualizações mais recentes da OneUI, mas somente nos seus dispositivos mais avançados.

Para ativar a funcionalidade de eSIM em celulares da Samsung, é preciso entrar nas configurações de conexão do dispositivo, depois de acertar um plano correspondente com alguma operadora. Dentro dos ajustes de conexões, basta selecionar “Gerenciamento de cartão SIM > Adicionar Plano Móvel”, e na sequência “Ler o código QR da operadora”, quando disponível.

Continua após a publicidade

Motorola

A Motorola ainda tem uma disponibilização bastante limitada de celulares com eSIM, já que ele está disponível apenas nos modelos Razr e Razr 5G — portanto, os dois modelos dobráveis vendidos pela marca, dos quais apenas o primeiro chegou oficialmente ao Brasil. Smartphones de linhas como Moto G e Edge não possuem a funcionalidade.

Continua após a publicidade

A configuração do eSIM nos celulares da Motorola segue um padrão semelhante ao visto nos outros modelos. Neste caso, é preciso seguir o caminho “Configurar > Rede e Internet > Rede móvel > Avançadas > Operadora > Adicionar operadora”, e então o aparelho pedirá o escaneamento do código QR da operadora.

Xiaomi

  • Nenhum
Continua após a publicidade

Até o momento, a Xiaomi não disponibilizou nenhum aparelho com suporte para eSIM no Brasil. Entretanto, este panorama pode mudar a partir dos próximos meses.

Outras marcas

Abaixo, é possível conferir alguns aparelhos de outras marcas populares que possuem eSIM. Entretanto, nesta seção os modelos não são necessariamente vendidos no país, e por isso torna-se necessária a importação de outro país — além disso, não é possível garantir o funcionamento correto da conexão móvel nestes casos.

Continua após a publicidade

Fonte: Holafly, Motorola, Samsung, Apple