Publicidade

Existe eSIM pré-pago?

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Setembro de 2022 às 08h00

Link copiado!

Freepik
Freepik

O eSIM é uma nova solução que visa ser a evolução do cartão SIM como conhecemos. Em vez de instalar o chip físico, existe um chip virtual, interno, que armazena os seus dados de plano celular. Mas, por se tratar de algo novo, algumas dúvidas a seu respeito ainda existem. Por exemplo, existe eSIM pré-pago?

Existe eSIM pré-pago?

A existência do eSIM não está atrelada ao tipo de plano celular que você possui. Dessa forma, saiba que é possível, sim, ativar o eSIM mesmo que você possua um plano pré-pago. Na verdade, pode ser qualquer tipo de plano, como controle, pré ou pós-pago, sem qualquer problema. Inclusive, a tecnologia permite ter dois números configurados e funcionando simultaneamente.

Continua após a publicidade

Por estar guardado internamente, e não existir uma gaveta para o SIM card, o eSIM não pode ser removido do celular, e em caso de perda ou também de roubo, se mostra uma opção muito mais segura, pois impede que ladrões retirem o seu número do seu telefone. É importante lembrar que o serviço de eSIM não está disponível apenas em celulares, e a tecnologia também permite ativar uma conexão de dados móveis em relógios inteligentes, como o Galaxy Watch e o Apple Watch, por exemplo.

Além disso, o eSIM se tornou um dos assuntos mais comentados ultimamente depois que a Apple removeu a gaveta de chips dos modelos de iPhone 14 vendidos em Porto Rico e nos Estados Unidos, mas ela já usa a tecnologia em seus aparelhos desde o iPhone XR e iPhone XS. A Samsung também já oferece suporte ao eSIM em seus smartphones topo de linha, desde os aparelhos da família Galaxy S20.

Quais operadoras oferecem?

Continua após a publicidade

Todas as três principais operadoras do Brasil oferecem suporte ao eSIM. A Vivo permite a ativação dele ao entrar em contato pelo WhatsApp ou diretamente em uma das suas lojas físicas, com um dos seus diferenciais sendo o Vivo Sync. Esse é um serviço separado, que permite ativar um mesmo plano de forma simultânea no celular e smartwatch, mas disponível apenas em planos pós-pago.

No caso da Tim e da Claro, elas oferecem um QR Code que é necessário para ativação do eSIM no celular, obtido indo em uma das lojas da operadora, mas a última permite a compra do eSIM de forma online.