Internet fibra do Google terá plano de 20 Gbps ainda neste ano
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Por meio de uma publicação em seu blog oficial, o Google anunciou que começará a disponibilizar internet em seu serviço Google Fiber com velocidades de até 20 Gbps. Isso será feito como parte do programa “GFiber Labs”, inicialmente de forma experimental.
- Linksys anuncia roteador Wi-Fi 7 Mesh de configuração rápida
- Google e Qualcomm fazem parceria para levar IA generativa a celulares
Para efeito de comparação, os planos de internet mais rápidos oferecidos no Brasil giram em torno dos 2 Gbps — ou seja, a novidade do Google promete ser dez vezes mais rápida.
Levantamentos recentes mostraram que a velocidade média de internet fixa no Brasil, na cidade com os melhores resultados, gira em torno de 184 Mbps — portanto, menos de 1% do desempenho do que o Google deve entregar com o GFiber Labs.
Outro ponto positivo seria a possibilidade de simetria de conexão, ou seja, as taxas de upload também ficariam em 20 Gbps. Isso já acontece em planos existentes do Fiber, de 1 Gbps até 8 Gbps, mas não é tão comum no Brasil.
De acordo com o que afirmou o chefe de Produtos do Google Fiber Nick Saporito, a marca “definitivamente vê” uma série de usos para uma internet de 20 Gbps. Mesmo que no momento o serviço seja destinado a um grupo menor de pessoas, ele pode chegar eventualmente a todos os mercados em que o Fiber atua.
Atualmente, o Fiber está disponível apenas nos Estados Unidos, em redes limitadas a cidades específicas de estados como Calfórnia, Flórida, Texas, Washington e outras. No Kansas, os primeiros testes da internet de 20 Gbps já foram iniciados.
Como funciona a internet de 20 Gbps do Google
Segundo a explicação do Google, sua nova tecnologia é possível graças a uma nova infraestrutura PON (redes passivas ópticas) 25G da Nokia. Ela permite que provedores de internet operem em bandas mais largas através da rede de fibra já existente.
O Fiber já atua na plataforma “Quillion” desenvolvida pela Nokia, que permite upgrades. Por isso, o Google só precisaria instalar um novo módulo óptico e substituir o terminal óptico na casa de cada usuário.
O plano de 20 Gbps ainda incluirá a instalação de um modem com Wi-Fi 7, para que a velocidade máxima seja aproveitada em dispositivos móveis sem fio também.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a chegada do Google Fiber em qualquer lugar fora dos Estados Unidos. Notícias recentes apontam para a possível expansão para a Europa ao longo dos próximos anos, mas essa possibilidade ainda carece de confirmação.
Confira o vídeo completo do anúncio da internet fibra de 20 Gbps do Google abaixo (em inglês):
Fonte: Google