SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Internet fibra do Google terá plano de 20 Gbps ainda neste ano

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Outubro de 2023 às 15h36

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

Por meio de uma publicação em seu blog oficial, o Google anunciou que começará a disponibilizar internet em seu serviço Google Fiber com velocidades de até 20 Gbps. Isso será feito como parte do programa “GFiber Labs”, inicialmente de forma experimental.

Para efeito de comparação, os planos de internet mais rápidos oferecidos no Brasil giram em torno dos 2 Gbps — ou seja, a novidade do Google promete ser dez vezes mais rápida.

Continua após a publicidade

Levantamentos recentes mostraram que a velocidade média de internet fixa no Brasil, na cidade com os melhores resultados, gira em torno de 184 Mbps — portanto, menos de 1% do desempenho do que o Google deve entregar com o GFiber Labs.

Outro ponto positivo seria a possibilidade de simetria de conexão, ou seja, as taxas de upload também ficariam em 20 Gbps. Isso já acontece em planos existentes do Fiber, de 1 Gbps até 8 Gbps, mas não é tão comum no Brasil.

De acordo com o que afirmou o chefe de Produtos do Google Fiber Nick Saporito, a marca “definitivamente vê” uma série de usos para uma internet de 20 Gbps. Mesmo que no momento o serviço seja destinado a um grupo menor de pessoas, ele pode chegar eventualmente a todos os mercados em que o Fiber atua.

Atualmente, o Fiber está disponível apenas nos Estados Unidos, em redes limitadas a cidades específicas de estados como Calfórnia, Flórida, Texas, Washington e outras. No Kansas, os primeiros testes da internet de 20 Gbps já foram iniciados.

Continua após a publicidade

Como funciona a internet de 20 Gbps do Google

Segundo a explicação do Google, sua nova tecnologia é possível graças a uma nova infraestrutura PON (redes passivas ópticas) 25G da Nokia. Ela permite que provedores de internet operem em bandas mais largas através da rede de fibra já existente.

O Fiber já atua na plataforma “Quillion” desenvolvida pela Nokia, que permite upgrades. Por isso, o Google só precisaria instalar um novo módulo óptico e substituir o terminal óptico na casa de cada usuário.

Continua após a publicidade

O plano de 20 Gbps ainda incluirá a instalação de um modem com Wi-Fi 7, para que a velocidade máxima seja aproveitada em dispositivos móveis sem fio também.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a chegada do Google Fiber em qualquer lugar fora dos Estados Unidos. Notícias recentes apontam para a possível expansão para a Europa ao longo dos próximos anos, mas essa possibilidade ainda carece de confirmação.

Confira o vídeo completo do anúncio da internet fibra de 20 Gbps do Google abaixo (em inglês):

Continua após a publicidade

Fonte: Google