Huawei lidera número de patentes de comunicação sem fio - incluso o 5G - em 2020

Huawei lidera número de patentes de comunicação sem fio - incluso o 5G - em 2020

Por Rui Maciel | 26 de Novembro de 2020 às 07h45
Imagem: Camila Rinaldi/Canaltech

Relatório da IncoPat - banco de dados de patentes globais - aponta que a Huawei liderou o número de pedidos de patente relacionados à comunicação sem fio em 2020 - incluindo o 5G. O documento aponta que a companhia manteve o ritmo de pesquisa & desenvolvimento, mesmo com os impactos da pandemia e das sanções impostas pelos EUA.

Segundo o levantamento, a Huawei registrou 8.607 patentes no período que vai de janeiro a outubro de 2020, número que supera outras concorrentes do setor, como a segunda colocada, Qualcomm (5.807 patentes) e a também chinesa OPPO (5.353 patentes).

Além de registros de patentes, a Huawei também lidera as contribuições relacionadas ao 5G para 3GPP, organização global que desenvolve padrões de telecomunicações. Nesse quesito, a companhia chinesa também bateu a rival europeia Ericsson, bem como a Qualcomm. Os números foram divulgados em um relatório da empresa de pesquisa e consultoria Strategy Analytics no início deste ano.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Torre 5G da Huawei: empresa lidera número de patentes wireless mesmo em disputa com EUA (Foto: divulgação / Huawei)

Por país, a China e os Estados Unidos tiveram, cada um, cerca de 32% das patentes de tecnologias wireless registradas, seguidos pelo Japão com 15% e Coréia do Sul com 7%. A lista é baseada em dados públicos de patentes no campo de redes de comunicação sem fio, incluindo tecnologia de rede móvel 5G.

“Como uma área-chave das comunicações modernas, a tecnologia de redes de comunicação sem fio sempre foi uma parte muito importante no processo de pesquisa e desenvolvimento para o 5G”, disse o relatório. “Com a nova competição tecnológica e a nova situação de globalização, a tecnologia de rede de comunicação wireless está se tornando uma escolha estratégica importante para as empresas enfrentarem a competição internacional.”

Vantagens futuras

Patentes - particularmente em tecnologias emergentes como 5G e AI - desempenham um papel importante para determinar quais empresas e países terão uma vantagem na chamada "economia de amanhã". Em meio à guerra comercial e tecnológica com a China, os EUA tomaram uma atitude incomum em junho último: eles anunciaram uma mudança de regra que garantiu que as empresas de tecnologia do país norte-americano ainda pudessem trabalhar com a Huawei no estabelecimento de padrões 5G internacionais.

Donald Trump: mesmo no fim do seu mandado, presidente dos EUA ainda tenta tirar Huawei do 5G mundo afora (Imagem: Unsplash)

Isso porque o governo Trump teme que os EUA possam ficar de fora dos processos críticos envolvendo a nova geração de internet móvel. No entanto, ainda há a perspectiva de padrões duplos para muitas das novas tecnologias que vem chegando ao mercado. 5G e Internet das Coisas, incluídas.

Mesmo em disputa com os EUA em um das frentes, a China continuou expandindo a sua infraestrutura 5G. Segundo o site South China Morning Post, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação declarou no início de novembro que o país construiu perto de 700 mil estações base 5G em 2020, excedendo sua meta original de meio milhão.

Com informações do South China Morning Post

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.