Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei lidera número de patentes de comunicação sem fio - incluso o 5G - em 2020

Por| 26 de Novembro de 2020 às 07h45

Link copiado!

Imagem: Camila Rinaldi/Canaltech
Imagem: Camila Rinaldi/Canaltech
Tudo sobre Huawei

Relatório da IncoPat - banco de dados de patentes globais - aponta que a Huawei liderou o número de pedidos de patente relacionados à comunicação sem fio em 2020 - incluindo o 5G. O documento aponta que a companhia manteve o ritmo de pesquisa & desenvolvimento, mesmo com os impactos da pandemia e das sanções impostas pelos EUA.

Segundo o levantamento, a Huawei registrou 8.607 patentes no período que vai de janeiro a outubro de 2020, número que supera outras concorrentes do setor, como a segunda colocada, Qualcomm (5.807 patentes) e a também chinesa OPPO (5.353 patentes).

Além de registros de patentes, a Huawei também lidera as contribuições relacionadas ao 5G para 3GPP, organização global que desenvolve padrões de telecomunicações. Nesse quesito, a companhia chinesa também bateu a rival europeia Ericsson, bem como a Qualcomm. Os números foram divulgados em um relatório da empresa de pesquisa e consultoria Strategy Analytics no início deste ano.

Continua após a publicidade

Por país, a China e os Estados Unidos tiveram, cada um, cerca de 32% das patentes de tecnologias wireless registradas, seguidos pelo Japão com 15% e Coréia do Sul com 7%. A lista é baseada em dados públicos de patentes no campo de redes de comunicação sem fio, incluindo tecnologia de rede móvel 5G.

“Como uma área-chave das comunicações modernas, a tecnologia de redes de comunicação sem fio sempre foi uma parte muito importante no processo de pesquisa e desenvolvimento para o 5G”, disse o relatório. “Com a nova competição tecnológica e a nova situação de globalização, a tecnologia de rede de comunicação wireless está se tornando uma escolha estratégica importante para as empresas enfrentarem a competição internacional.”

Vantagens futuras

Continua após a publicidade

Patentes - particularmente em tecnologias emergentes como 5G e AI - desempenham um papel importante para determinar quais empresas e países terão uma vantagem na chamada "economia de amanhã". Em meio à guerra comercial e tecnológica com a China, os EUA tomaram uma atitude incomum em junho último: eles anunciaram uma mudança de regra que garantiu que as empresas de tecnologia do país norte-americano ainda pudessem trabalhar com a Huawei no estabelecimento de padrões 5G internacionais.

Isso porque o governo Trump teme que os EUA possam ficar de fora dos processos críticos envolvendo a nova geração de internet móvel. No entanto, ainda há a perspectiva de padrões duplos para muitas das novas tecnologias que vem chegando ao mercado. 5G e Internet das Coisas, incluídas.

Mesmo em disputa com os EUA em um das frentes, a China continuou expandindo a sua infraestrutura 5G. Segundo o site South China Morning Post, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação declarou no início de novembro que o país construiu perto de 700 mil estações base 5G em 2020, excedendo sua meta original de meio milhão.

Continua após a publicidade

Com informações do South China Morning Post