Por que não tem Instagram para o iPad?

Por que não tem Instagram para o iPad?

Por Thiago Furquim | Editado por Guadalupe Carniel | 03 de Outubro de 2021 às 20h00
Souvik Banerjee/Unsplash

Utilizar o Instagram em um iPad, você já deve ter notado, não é uma das experiências mais agradáveis. Embora o aplicativo esteja disponível na App Store do tablet, sua interface não foi projetada para tela grande, ou seja, apresenta um layout semelhante ao seu aplicativo para smartphone — e não espere que isso mude com brevidade.

Por que não há um Instagram adaptado para o iPad?

Ainda que ambos sejam populares, a resposta é bastante categórica: não há interesse da rede social em criar um aplicativo especialmente para o iPad. Segundo o CEO do Instagram, Adam Mosseri, a equipe responsável pelo desenvolvimento do iPad é baixa, portanto, não há condições de direcionar uma demanda, no seu ponto de vista, não tão importante agora.

Gastei um pouco de tempo em um iPad porque estava em um vôo, mas ainda não havia um aplicativo de iPad para Instagram. Seria bom criá-lo, mas há muito o que fazer e poucas pessoas, então não foi aprovado.

Nesse sentido, não espere que o Instagram mude seu formato no tablet da Apple em um futuro próximo; por outro lado, o iPadOS 15 trouxe a capacidade de rodar um app para iPhone em modo paisagem (landscape), ampliando a sua usabilidade, visto que apenas era possível utilizá-los com a orientação da tela na vertical.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Essa é uma solução bem paliativa, já que as barras pretas ainda persistem nas laterais.

No iPadOS 15, você pode utilizar apps para iPhone no sentido de orientação horizontal - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Existe outra forma de usar o Instagram no iPad?

Conforme já abordamos aqui no Canaltech, você também pode utilizar o Instagram em um navegador do iPad como alternativa ao aplicativo da App Store. No entanto, aqui vai mais uma má notícia: apesar da rede social ter, finalmente, liberado aos usuários para realizar postagens a partir de browsers para desktop, não é possível fazê-lo no tablet.

Se você deseja ter apenas uma melhor experiência de navegação no Instagram pelo iPad, vale a pena utilizar um navegador do iPad, como o Safari ou o Chrome, para passear pela rede social.

Você continua tendo acesso às mensagens, stories, Reels e outros recursos em um layout melhor adaptado para tela grande.

O Instagram para iPad pode ser melhor visualizado em um navegador web - Captura de tela: Thiago Furquim (Canaltech)

Fonte: 9to5Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.