Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy Tab S8 FE deve estrear com tela LCD e S Pen com tecnologia Wacom

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Novembro de 2022 às 15h09

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Galaxy Tab S8 FE

Novas informações divulgadas pelo renomado leaker Roland Quandt reforçaram a existência do Galaxy Tab S8 FE, suposto tablet intermediário de nova geração da Samsung não anunciado. O informante trouxe ainda detalhes sobre a tela do aparelho, que não parece trazer mudanças significativas em relação à geração anterior, e sugeriu que o teste vazado que indicou algumas das especificações do dispositivo estava de fato correto.

Segundo Quandt, o Galaxy Tab S8 FE deve realmente chegar ao mercado com esse nome, atendendo ainda pelo número de modelo SM-X506B e codinome "Birdie". O leaker indica que o aparelho deve trazer tela LCD, assim como o antecessor, e embarcar uma S Pen com tecnologia da Wacom — uma das mais reconhecidas marcas de mesas digitalizadoras, a empresa japonesa costuma oferecer uma experiência avançada em reconhecimento de pressão e gestos com canetas stylus.

Continua após a publicidade

Ainda que esses aspectos possam parecer óbvios, o foco da série FE em custo-benefício poderia ter levado a Samsung a cortar custos nesses departamentos, empregando soluções de reconhecimento de stylus e painel mais baratos. Outros detalhes não foram revelados, mas considerando as similaridades com o Tab S7 FE, é possível esperar aspectos como um painel maior que o do restante da linha Tab S8, taxa de atualização de 60 Hz e uma bateria generosa, possivelmente próxima de 10.000 mAh de capacidade.

Galaxy Tab S8 FE deve trazer chip MediaTek

O teste citado pelo informante foi encontrado no final de setembro, no banco de dados do Geekbench 5, e mostra justamente o aparelho pelo número de modelo SM-X506B. Além de sair de fábrica com Android 13, rodando sob a One UI 5, o tablet intermediário deve chegar equipado com chipset MediaTek Kompanio 900T e 4 GB de RAM. A solução deve entregar desempenho similar ao Dimensity 900 para smartphones, presente em modelos como o Galaxy M53.

Continua após a publicidade

Fabricada em 6 nm, a plataforma traz 8 núcleos em configuração 2 + 6, sendo 2 Cortex-A78 de alto desempenho rodando a até 2,4 GHz (ainda que o registro aponte para velocidades de 2,6 GHz) e 6 Cortex-A55 operando a até 2,0 GHz, acompanhados de GPU Mali-G68. No teste, a combinação foi capaz de entregar 773 pontos em single-core, e 2.318 pontos em multi-core, resultado bem superior ao apresentado pelo Snapdragon 750G do modelo 5G do Tab S7 FE, mas equivalente ao modelo Wi-Fi, que utilizava um Snapdragon 778G.

Segundo os rumores, a nova geração também deve contar com variantes 5G e Wi-Fi — que deve atender pelo número de modelo SM-X500 —, mas ainda não se sabe se haverá chipsets diferentes para cada versão. Também não há informações sobre quando veremos o Galaxy Tab S8 FE estrear, mas o surgimento do novo rumor indica que o aparelho pode estar próximo de ser anunciado.

Fonte: GSMArena