Apple pode reduzir bordas do iPad com uso de nova tecnologia de tela
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |

Com a chegada dos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max este ano com uma tela de bordas ultrafinas esperadas para superar qualquer smartphone da atualidade, a Apple expande o uso de uma técnica já adotada no Apple Watch para aproveitar a área frontal sem comprometer a qualidade de imagem. Modelos de iPad também devem receber a novidade nos próximos anos.
- iPhone 15 Pro deve ter bordas superfinas na tela e corpo em novo material
- iPhone 15 terá câmera de 48 MP, mas ainda inferior à do iPhone 14 Pro
Segundo o jornalista Mark Gurman do Bloomberg, a tecnologia de tela LIPO (low-injection pressure overmolding, ou algo como sobremoldagem de baixa pressão de injeção) será utilizada não apenas em novos modelos de iPhones como também em iPads nos próximos anos.
Embora a tecnologia venha a ser utilizada no iPad, não existe previsão de quando a mudança poderá acontecer nem mesmo qual será a melhoria na relação de espessura das bordas e tamanho de tela.
No iPhone 15 Pro, "este novo processo [de fabricação de tela] vai reduzir o tamanho das bordas para 1.5 mm", afirma Gurman. O atual iPhone 14 Pro oferece bordas com espessura de aproximadamente 2.2 mm.
Rumores apontam que a Apple trabalha em iPad com tela de 16 polegadas. O uso da tecnologia LIPO permitiria que a empresa atingisse tal objetivo ao reduzir as bordas da tela e aumentar seu tamanho real.
O jornalista ainda acredita que a Apple poderia seguir a Samsung e adotar leitores biométricos sob a tela em iPads mais baratos em vez de adotar o Touch ID integrado ao botão lateral, mas a ideia não passa de especulação sem bases de que tal mudança de fato acontecerá.
Aparentemente, o próximo grande avanço de tela em iPads acontecerá no próximo ano com a chegada do primeiro tablet da Apple com painel OLED.
Fonte: Bloomberg