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Startups de educação crescem 28% durante pandemia e recebem US$ 525,6 mi em 2021

Por| Editado por Claudio Yuge | 03 de Novembro de 2021 às 20h40

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Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

As edtechs estão em um bom momento no Brasil, principalmente por terem impulsionado soluções online durante a pandemia de covid. E os números recentes confirmam isso. Já falamos sobre como o setor impulsionou o mercado de microempreendedores. Agora trazemos os subnichos desse setor, segundo pesquisa da plataforma de inovação Distrito.

De acordo com o levantamento, o setor cresceu 28% durante a pandemia, indo de 434 em 2019 para 559 em dezembro do ano passado. As edtechs em atividade no país estão distribuídas em ensinos específicos (22,4%), novas formas de ensino (22,2%), plataformas para a educação (20%), ferramentas para instituições (17,5%), foco no estudante (11,1%), conteúdo educativo (4,1%) e financiamento do ensino (2,7%). Os dados são do final de 2020.

Em outra pesquisa da Distrito, com dados de janeiro a setembro deste ano, as edtechs foram responsáveis por arrecadar US$ 525,6 milhões em aportes. Com isso, segundo o Mobile Time, ficaram em quarto dentre os nichos de startups mais visadas, atrás das fintechs (quase US$ 3 bilhões), real estate (US$ 1 bilhão) e retailtechs (US$ 928,8 milhões).

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De acordo com um mapeamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), a região Sudeste é a que abriga mais edtechs (58,7%), seguida pelo Sul (20,7%), Nordeste (10,4%), Centro-Oeste (8%) e Norte (2,3%). Dentre os Estados, São Paulo lidera em quantidade com 37,5%. Depois vêm Rio de Janeiro (9,7%) e Minas Gerais (9,5%).

O Brasil tem atraído até empresas do exterior. É o caso da indiana BYJU’S FutureSchool, maior edtech do mundo e maior startup do país asiático. No Brasil, ela passou a atuar neste ano com aulas de programação para crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos. Ela já conta com mais de 4 mil alunos por aqui, além de cerca de 480 professoras e mais de 40 mil horas de aulas realizadas.

Já a a escola digital brasileira Awari, sediada em São Paulo, tem se destacado por seus cursos remotos e acompanhamento personalizado em segmentos de tecnologia como UX/UI design, product management, ciência de dados e outros. Desde sua fundação, em 2018, capacitou cerca de 700 alunos e conta com mais de 100 profissionais. Nos últimos meses, a companhia recebeu investimentos anjo que, somados, contabilizam R$ 2 milhões.

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Fonte: Mobile Time